Os Estados Unidos pediram nesta segunda-feira (8) que, no futuro, sejam levados em conta os mais de seis milhões de pessoas que votaram na oposição na Venezuela ao elogiar a alta participação dos eleitores na votação de domingo que reelegeu Hugo Chávez.

CARREGANDO :)

"Acreditamos que as posições de mais de seis milhões de pessoas que votaram na oposição devem ser levadas em conta no futuro", afirmou o porta-voz para a América Latina do Departamento de Estado, William Ostick, em um correio eletrônico.

Os Estados Unidos também elogiaram os venezuelanos pela alta participação e a maneira pacífica com que as eleições transcorreram.

Publicidade

A Venezuela votou neste domingo (7) por mais seis anos de governo do presidente Hugo Chávez, rejeitando a renovação proposta pelo jovem candidato opositor Henrique Capriles Radonski, em eleições qualificadas como as mais disputadas da história do país.

Chávez foi reeleito com 54,66% dos votos, o que representa 7,7 milhões de eleitores, contra 44,73% (6,3 milgões) para o ex-governador Henrique Capriles Radonski, informou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) após a apuração de 94% das urnas. A participação foi de 80,94% do eleitorado.

Veja também
  • Raúl Castro felicita Chávez por "triunfo histórico" e reitera seu apoio
  • Chávez completará 20 anos no poder