• Carregando...

Personagem

Arcebispo que ordenou dom Odilo diz que ele está pronto para ser papa

Para o arcebispo emérito de Cascavel, dom Armando Círio, que em abril completa 97 anos, o cardeal Odilo Scherer está preparado para ocupar o cargo máximo da Igreja Católica. "Posso dizer que está preparado para assumir essa responsabilidade, naturalmente não preciso dizer que ficaria alegre com essa notícia [a escolha de dom Odilo]", diz.

Dom Odilo foi um dos primeiros alunos recebidos no pequeno seminário de Toledo em 1962 por dom Armando Círio. Depois de alguns anos de estudo em Curitiba, o atual arcebispo de São Paulo retornou para o oeste do Paraná e ingressou no seminário em Cascavel.

No dia 7 de dezembro de 1976, dom Armando ordenava padre o jovem Odilo Scherer. A cerimônia aconteceu na cidade de Quatro Pontes e um dia depois, o novo padre rezava sua primeira missa no distrito de Dois Irmãos, vilarejo onde sua família residia.

Para dom Armando Círio, caso Scherer seja eleito papa, ele fará algumas reformas na Igreja. "Eu acho que vai fazer mudanças. Ele é uma pessoa que olha para frente com responsabilidade ao cargo, mas sempre em toda parte [por que passou] fez acontecer alguma coisa nova. Ele conserva aquilo que é bom do passado, mas sempre faz acontecer alguma coisa nova", afirma.

O arcebispo de Cascavel diz que vai acompanhar o conclave rezando e torcendo por dom Odilo Scherer. Para ele, a Igreja tem que se adaptar a alguns pontos de vista e promover mudanças. "A história está sempre em transformação", afirma.

Familiares de dom Odilo Pedro Scherer, cardeal brasileiro apontado como um dos favoritos para assumir o posto máximo da Igreja Católica após a renúncia do papa Bento XVI, não escondem a expectativa com a escolha do futuro líder, mas preferem acompanhar o conclave, que começa hoje, com muita oração.

SLIDESHOW: Confira as fotografias antigas de dom Odilo Scherer com a família no interior do Paraná

Os irmãos do arcebispo de São Paulo espalhados por vários estados brasileiros tiveram uma reunião em família quando o nome dele começou a despontar como um dos candidatos e optaram por receber as informações com cautela. A família é composta de 13 irmãos, mas duas irmãs do cardeal morreram ainda crianças.

Ordenado em 7 de dezembro de 1976 pelo então bispo dom Armando Círio, o cardeal brasileiro tem uma longa história no oeste do Paraná. Toda sua infância foi vivida na cidade de Toledo, onde a família de dom Odilo fixou residência em setembro de 1951. Ele completou três anos de idade uma semana após a chegada ao distrito de Dois Irmãos, pequeno povoado de Toledo. À época, os Scherer foram a segunda família habitante do distrito.

O professor Flávio Ven­delino Scherer, 67 anos, irmão de dom Odilo, conta que na época as brincadeiras de criança eram nadar em rios, pescar e outras atividades ligadas à agricultura, pecuária e saúde. "Interessante que muitas brincadeiras que a gente fazia se vincularam depois com nossas escolhas profissionais", diz.

O próprio dom Odilo brincava de celebrar missas. O irmão conta que durante uma festa religiosa no distrito de Dois Irmãos, o pequeno Odilo, à época com oito anos, reuniu os irmãos para celebrar a missa de brincadeira e em latim. "Ele estava brincando de padre e eu lembro que o Odilo disse dominus vobiscum, que é o Senhor esteja convosco. Foi uma brincadeira inocente, mas que marcou", afirma.

Dom Odilo sempre foi muito ligado à família. Em janeiro deste ano, ele participou do encontro dos Scherer, que aconteceu em Capitão Leônidas Marques, no oeste do Paraná, e reuniu aproximadamente 800 pessoas do Brasil, Paraguai e Bolívia. Flávio, um dos irmãos, até hoje guarda centenas de cartas trocadas pela família desde a década de 60. A comunicação e o diálogo sempre estiveram presentes na família Scherer. A língua alemã é falada por todos desde a infância.

Dom Odilo, segundo o próprio irmão, é uma pessoa bem-humorada e que não dispensa uma máquina fotográfica. Em suas viagens, costuma documentar tudo em imagens. "Ele fotografa tudo, até detalhes de uma flor ou de uma pintura", diz Flávio Scherer. Recentemente ele fez uma viagem ao Haiti e trouxe de lá várias fotos e uma certeza: o país mais pobre das Américas não conseguirá se levantar sozinho se não houver uma força humanitária mundial após o trágico terremoto de 2010.

MemóriasEx-aluno do arcebispo de São Paulo, deputado se lembra da catequese

Assim como dom Odilo Scherer, o deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB) viveu sua infância no distrito de Dois Irmãos, em Toledo. Ele lembra que, na década de 60, o jovem seminarista foi seu professor de catequese na comunidade. As aulas aconteciam sempre aos sábados e, segundo Kaefer, eram bem informais. "Era muito mais informal do que é hoje. Ele chegava, no sábado, e reunia aqueles que estavam se encaminhando para a primeira comunhão. Bons tempos", recorda.

Para Kaefer, caso dom Odilo seja o escolhido entre os cardeais para comandar os destinos do catolicismo mundial, ele promoverá mudanças na igreja com o objetivo de estancar a perda de fiéis para outras religiões, como é o caso dos evangélicos no Brasil.

Kaefer diz que logo após dom Odilo ser nomeado cardeal ele fez uma visita ao religioso em São Paulo. Naquele dia teria encontrado na arquidiocese a também deputada Luiza Erundina (PSB) e relatou à ela que era amigo pessoal de dom Odilo. "Eu disse que ele era meu amigo, meu irmão e que ali estava um possível futuro papa. A Luiza Erundina é testemunha disso", afirma.

Dom Odilo Scherer e família

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]