• Carregando...

GENEBRA - A Organização Meteorológica Mundial (OMM) advertiu nesta sexta-feira que existem condições climáticas atmosféricas similares às do começo de um episódio do fenômeno "La Nina" na bacia do Pacífico. No entanto, o órgão acredita que estas condições só vão durar até meados deste ano.

- As temperaturas mais frias do que o comum da água na parte central do Pacífico equatorial, somadas a outras mudanças atmosféricas registradas em toda a bacia, geraram condições que se assemelham aos começos de um episódio de La Niña - disse na sexta-feira o porta-voz da OMM, Mark Oliver.

"La Niña", fenômeno oposto ao "El Niño", é acompanhado da queda das temperaturas e provoca fortes secas nas zonas costeiras do Pacífico. Enquanto no "El Niño" a temperatura da superfície do mar na parte central e oriental do Pacífico tropical fica muito superior ao normal, no "La Niña" ela tende a ser inferior.

Segundo Oliver, as temperaturas da superfície desta região do Oceano Pacífico estão desde o começo do ano inferiores de 0,5 a um grau em relação ao valor normal.

No entanto, segundo o porta-voz, historicamente não existem precedentes de um episódio de "La Niña" de considerável intensidade ou duração que tenha ocorrido no início do ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]