• Carregando...
“Por favor, sem repórteres”, diz aviso na casa do pai de Edward Snowden | Mark Makela/Reuters
“Por favor, sem repórteres”, diz aviso na casa do pai de Edward Snowden| Foto: Mark Makela/Reuters

Ex-funcionários da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês), William Binney e Thomas Drake deixaram o serviço secreto quando perceberam a crescente espionagem a cidadãos americanos, sem permissão da Justiça, a partir de 11 de setembro de 2001. Binney, um matemático de 69 anos que ocupou a direção técnica de análise de Inteligência, teve a casa invadida por agentes do FBI em 2006, sob suspeita de vazar documentos para o New York Times. A acusação, falsa, foi abandonada antes que o caso fosse levado a julgamento. Já Thomas Drake, de 56 anos, também ocupou uma direção de Inteligência e viveu um roteiro parecido: desiludiu-se, fez denúncias ao Congresso e a um jornal, foi indiciado por suspeita de vazar documentos ao New York Times, teve a intimidade revirada, acabou absolvido por falta de provas.

Entrevista

William Binney, ex-diretor técnico da NSA e autor do programa que deu origem ao Prism.

O senhor se desiludiu com a NSA?

Eu via a violação dos direitos como um problema. O [programa] ThinThread se baseava no princípio de dois graus. Vou explicar: se uma pessoa suspeita de terrorismo ligasse para outra no Brasil, a pessoa que recebesse a chamada estaria no primeiro grau. A pessoa com quem ela falasse seria o segundo grau. Isso formaria a zona de suspeita. A partir daí, não poderíamos mais ouvir as chamadas. Mas eles não usam esse princípio dos dois graus. A filosofia atual da NSA é coletar tudo, o que torna o programa disfuncional.

E como funciona o método atual?

A DHS [Departamento de Segu­­rança Interna dos EUA, ao qual a NSA está subordinada] usa uma lista de palavras. Se você usar uma dessas palavras em um e-mail, vai ser "pescado" e "inspecionado". Mas o problema é que a lista é enorme, e contém palavras comuns, usadas por pessoas comuns. Uma das palavras é "porco". Se você recebe um e-mail de sua mulher avisando que vai ter porco no jantar, os dois passam a ser rastreados. Isso não ajuda na análise dos dados.

Por que o senhor deixou a NSA?

Saí em outubro de 2001. Ia me aposentar em janeiro, mas não aguentei. A corrupção dentro da NSA era muito grande. Quando houve o 11 de Setembro, resolvi ficar mais um pouco. Mas eles começaram a espionar de forma desenfreada, e não aguentei.

Entrevista

Thomas Drake, ex-executivo da NSA.

Qual é o risco da espionagem sem limites?

O governo pode escolher se vai fazer de você uma pessoa boa ou ruim, manipulando, emoldurando suas informações da forma que for conveniente para eles. Eles passaram muitos anos me espionando, foram atrás de tudo que existia sobre mim. E uma vez que você vira alvo, é muito difícil sair disso. Fui considerado inimigo do Estado pela suspeita de vazar informações ao New York Times, o que nunca fiz.

Em 2006, Obama, ainda senador, condenou os abusos de poder da NSA. Por que essa mudança?Porque ele virou presidente, e passou a ter acesso aos maiores segredos do Estado. E, claro, acho que disse aquilo com propósito político, de forma um pouco cínica. Obama gosta de ter acesso a documentos altamente confidenciais, diariamente, acredito. Ele tem acesso aos segredos dos segredos, e isso é viciante, como uma droga. Votei em Obama em 2008. Em 2012, não, por razões óbvias. Ele tem obsessão em saber.

O que você faz hoje?

Trabalho numa loja da Apple, vendendo computadores. Sou persona non grata, um homem marcado como traidor, que não merece confiança. Todas as portas foram fechadas. Tive de contratar advogado, vendi a casa, perdi o dinheiro da aposentadoria para me defender. Minha vida virou de cabeça para baixo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]