• Carregando...
Bersani (esq.) fala a jornalistas após reunião com o presidente italiano, Giorgio Napolitano | Maurizio Brambatti/EFE
Bersani (esq.) fala a jornalistas após reunião com o presidente italiano, Giorgio Napolitano| Foto: Maurizio Brambatti/EFE

Alerta

Berlusconi diz que sem seu apoio Bersani não conseguirá maioria

EFE

O ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi advertiu ntem que Pier Luigi Bersani – líder do Partido Democrata (PD) – não poderá conseguir a maioria necessária para formar o governo sem o seu apoio e de seu partido.

Em declarações a um dos canais de televisão do qual é proprietário, o presidente do Partido da Liberdade (PDL) comentou o compromisso conferido a Bersani para formar o governo pelo presidente da República italiana, Giorgio Napolitano.

"Sem nós, não é possível nenhuma maioria. Bersani tem que tomar nota disso", afirmou Berlusconi, líder da segunda coligação com maior número de cadeiras no Senado, onde uma coalizão de centro-esquerda sem maioria absoluta deve buscar apoio para conseguir o governo.

O político e empresário garantiu que a Itália necessita de um Executivo "estável e operacional que faça frente à situação econômica para propor o fim da recessão e começar a fase de crescimento".

O líder da coalizão de centro-esquerda da Itália, Pier Luigi Bersani, recebeu ontem a incumbência de tentar formar um novo governo após uma reunião com o presidente italiano, Giorgio Napolitano.

Napolitano concedeu a Bersani alguns dias para se reunir com líderes de partidos na tentativa de costurar um governo que conquiste as cerca de 30 cadeiras restantes no Senado, para obter a maioria necessária na Casa.

Para angariar esse apoio, Bersani terá que se aproximar do Movimento Cinco Estrelas, do ex-comediante Beppe Grillo, cujos parlamentares já disseram que nunca votarão em apoio a um governo liderado pelos partidos políticos tradicionais do país.

O Partido Democrático de Bersani e seus aliados de centro-esquerda conquistaram por pouco a maioria dos votos nas eleições gerais do mês passado, obtendo assim a maioria automática das cadeiras na Câmara, mas somente 121 das 315 cadeiras do Senado, onde os assentos são distribuídos em bases regionais.

Apoio

Após dois dias de reuniões a portas fechadas com líderes políticos da Itália, o presidente disse ter pedido a Bersani que avalie se pode obter apoio suficiente no dividido Parlamento para formar um governo. E pediu uma resposta rápida.

Bersani ficou incumbido de relatar seu progresso a Napolitano no início da próxima semana. Se o plano do líder da centro-esquerda não for convincente, o presidente deve iniciar novas consultas aos partidos e provavelmente indicará outro candidato para liderar o governo com o objetivo de mudar a lei eleitoral do país, enquanto os políticos se preparariam para novas eleições no segundo semestre.

"Estamos passando por procedimento de rotina no momento, com o presidente dando a Bersani a oportunidade de tentar obter uma maioria. Mas sabemos que ele não será capaz de formar um governo", disse Duncan McDonnell, analista político do European University Institute.

A Itália atravessa sua mais profunda recessão em 20 anos, agravada pela paralisia política.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]