• Carregando...

Cidade do México – O candidato esquerdista à Presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, cresceu em pesquisas divulgadas ontem. O quadro preocupa os grupos políticos e investidores que torcem pela vitória do conservador Felipe Calderón, com medo de um rompimento com os Estados Unidos. Os temores dos investidores foram temporariamente aliviados graças à antecipação do pagamento de US$ 7 bilhões das dívidas públicas.

Duas das três novas pesquisas mostram López Obrador, ex-prefeito da Cidade do México, à frente do conservador Felipe Calderón para as eleições de 2 de julho. A maior das pesquisas, do jornal Milenio, dá 35% das intenções de voto para López Obrador, e 30% para Calderón. Há duas semanas, a pesquisa do Milenio dava 3 pontos percentuais de vantagem para o esquerdista.

Sentindo a vitória mais próxima, o candidato abandonou as tentativas de acalmar os críticos que suspeitam que ele elevaria os gastos públicos e levaria o México de volta aos duros tempos da desvalorização cambial, fuga de capitais e falências em massa, como ocorreu nas décadas de 1980 e 90. Obrador promete manter boas relações com os Estados Unidos. Ele passou os últimos três anos à frente das pesquisas para a sucessão do presidente Vicente Fox.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]