• Carregando...
Haitianos acampados na região da fronteira entre os Estados Unidos e o México
Haitianos acampados na região da fronteira entre os Estados Unidos e o México| Foto: EFE/EPA/ALLISON DINNER

Autoridades americanas relataram nesta quarta-feira (22) que parte dos migrantes haitianos que estão acampados na região de uma ponte que liga o México à cidade texana de Del Rio está sendo autorizada a ficar nos Estados Unidos, contrariando declarações do governo do presidente Joe Biden de que estaria sendo promovida a expulsão imediata dessas pessoas para o Haiti.

Segundo dois funcionários que falaram à Associated Press sob condição de anonimato, parte dos cerca de 12 mil migrantes que acamparam no local foram liberados nos Estados Unidos com avisos para comparecer a um escritório de imigração dentro de 60 dias. Outros estão sendo deportados para o país caribenho: nesta quarta-feira, os americanos passaram a realizar sete voos diários para o Haiti com esse objetivo. O México também está deportando migrantes.

Autoridades americanas se recusaram a dizer quantos foram liberados dentro dos Estados Unidos nos últimos dias, mas as fontes ouvidas pela Associated Press informaram que estariam na casa dos “milhares”.

Criticado pela oposição republicana por mudanças na política migratória que teriam estimulado a concentração de haitianos na fronteira com o México, Biden também vem sendo pressionado por declarações de integrantes do seu governo e parlamentares do Partido Democrata, que condenam a remoção dos migrantes e/ou imagens que mostram indícios de excessos de agentes de fronteira durante esse trabalho – esta situação motivou a abertura de uma investigação na segunda-feira (20).

O constrangimento aumentou na terça-feira (21), com imagens de haitianos deportados que chegavam a Porto Príncipe, capital do Haiti, tentando voltar para o avião onde haviam sido transportados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]