• Carregando...

Jovens lançaram pedras sobre pelo menos seis delegacias em Atenas nesta quinta-feira, em meio aos protestos no país pela morte de um jovem por policiais, no sábado. Segundo as autoridades, pelo menos um homem foi ferido e hospitalizado.

Nas ruas da capital, centenas de estudantes do ensino médio bloquearam vias movimentadas e viraram carros da polícia. Os protestos são os piores na Grécia em décadas, com gangues de jovens mascarados usando barras de metal para destruir lojas e depredar vários locais, além de colocar fogo em cestos de lixo em diversas cidades gregas.

Pelo menos 70 pessoas ficaram feridas desde o sábado. O problema começou com a morte de Alexandros Grigoropoulos, de 15 anos. Centenas de lojas foram depredadas e algumas inclusive completamente destruídas.

A polícia e o governo sofrem fortes críticas pela forma com que lidam com a crise. As autoridades insistem que evitam uma dura repressão aos protestos a fim de evitar uma matança.

O primeiro-ministro Karamanlis comanda um governo conservador cada vez mais impopular e tem apenas uma cadeira de maioria, em um Parlamento de 300 postos. Karamanlis ignorou os pedidos da oposição para antecipar as eleições e prometeu indenizações aos donos de lojas depredadas. Ele ofereceu 10 mil euros (US$ 12 800) para as necessidades de curto prazo dos lojistas.

Não havia nenhuma grande manifestação programada para esta quinta-feira. Porém a tensão persistia em Atenas e na cidade de Tessalonica, no norte do país. Estudantes ocuparam instituições de ensino e planejavam um protesto em Atenas na sexta-feira.

As autoridades fizeram mais apelos por calma e influentes líderes religiosos pediram também o fim dos protestos. "Essa tragédia não pode ser resolvida com incêndios e a destruição de propriedades de pessoas que têm seus próprios problemas", disse o líder da Igreja Ortodoxa Grega, arcebispo Ieronymos.

Ainda que em geral tolerantes com eventuais explosões de violência durante as freqüentes manifestações no país, os gregos ficaram chocados com a ferocidade dos jovens e com o tamanho da destruição.

Duas pesquisas publicadas na quarta-feira, antes do anúncio do pacote de auxílio, mostravam que 68% dos gregos desaprovavam a forma como o governo lida com a crise. Os Socialistas, de oposição, apareceram com 5 pontos percentuais de vantagem, em uma eventual eleição.

A exata circunstância da morte do jovem no sábado não está clara Os dois policiais acusados dizem que foram atacados por jovens que lançaram pedras e que um dos policiais disparou tiros de advertência. Testemunhas contestaram essa versão. Um promotor determinou que os policiais permaneçam presos até o julgamento, para o qual não há data marcada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]