Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Transmissão

Estudantes interrompem noticiário de TV em protesto na Grécia

Atos contra morte de adolescente entram no 11º dia

Cerca de 20 estudantes ocuparam nesta terça-feira (16) o prédio da TV estatal, interrompendo uma transmissão de noticiário, em mais um protesto contra a morte de um adolescente de 15 anos baleado pela polícia.

Não foi usada força contra os jovens, que pediram para protestar no ar, segundo um policial.

O canal mostrou imagens dos manifestantes durante alguns momentos, antes de mudar bruscamente para comerciais e para imagens do premiê Costas Karamanlis falando com deputados no parlamento.

A morte de Alexis Grigoropoulos provocou os mais graves distúrbios na Grécia em décadas, com violentos confrontos entre grupos anarquistas e as forças da ordem, além de uma onda de protestos contra as políticas do Executivo conservador, minado por uma crise econômica e com uma maioria frágil no parlamento.

Distúrbios tumultuam várias cidades gregas há 11 dias, já deixaram ao menos 70 feridos e causaram prejuízos ao comércio.

Eles também complicaram os esforços do país para reduzir sua dívida pública, afirmou nesta terça-feira Karamanlis.

"O problema da dívida pública grega está relacionado com o custo dos empréstimos, mas foi exacerbado pelos últimos incidentes que afetam a imagem do país", disse Karamanlis em uma reunião com parlamentares.

A dívida pública grega chegou a 93% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em 2008.

Em 2009, o país europeu tem vencimentos no valor de 12 bilhões de euros (16 bilhões de dólares), equivalentes a 19% de sua renda e 5% de seu PIB, de acordo com Karamanlis.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.