• Carregando...

Desde o início das suspeitas sobre a doença de Hugo Chávez, as atenções se voltam para o futuro da Venezuela. Relembre os principais fatos que envolvem o tratamento de Chávez e também a economia e a política do país:

10 de junho –Durante uma visita a Cuba, Hugo Chávez é submetido a uma cirurgia de emergência para a retirada de um abcesso pélvico.

30 de junho –Chávez anuncia que está com câncer durante um pronunciamento transmitido de Havana para uma tevê venezuelana.

4 de julho –O presidente da Venezuela volta de Cuba para o seu país após quase um mês no exterior para fazer o tratamento médico.

16 de julho – Após receber convite de Dilma e cogitar continuar seu tratamento no Brasil, Chávez pede permissão à Assembleia Nacional para deixar o país, mas retorna à capital cubana, onde segue com a quimioterapia.

23 de julho –Chávez retorna à Venezuela e afirma estar livre dos tumores malignos. "[Foi] duro, mas este corpo de soldado aguentou", descreve a quimioterapia.

28 de julho –Chávez completa 57 anos. "Eu sou como a Fênix", declara em seu discurso de aniversário, afirma que está em "pleno renascimento" e convida todos para seu aniversário de 67 anos em 2021.

1º de agosto –Chávez aparece com a cabeça raspada devido ao tratamento contra o câncer. Ele perdeu cerca de 15 quilos durante esse período do tratamento.

6 de agosto – Depois de parabenizar pessoalmente Fidel Castro pelo seu aniversário de 85 anos, Chávez retorna para a Venezuela, após o fim da quimioterapia.

17 de agosto –Chávez anuncia a nacionalização da indústria aurífera venezuelana a fim de aumentar as reservas internacionais de ouro do país e controlar a produção para tirá-la da "máfia e de contrabandistas".

17 de agosto –O governo venezuelano anuncia a retirada de suas reservas internacionais depositadas em bancos europeus devido à instabilidade financeira internacional para "proteger os ativos do país".

19 de agosto –A agência de classificação de risco Standard & Poor’s rebaixa a nota da dívida da Venezuela de BB- para B+, que significa uma escassa segurança de pagamento da dívida. A justificativa é uma mudança na medição do risco que leva mais em conta a situação política do país.

22 de agosto –Chávez anuncia que está se preparando para um possível novo ciclo de quimioterapia, que deve ocorrer dependendo do resultado da avaliação médica. Ainda assim, ele diz que o tratamento está evoluindo conforme o previsto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]