• Carregando...
Porta-voz do Pentágono, John Kirby, afirmou que Putin recorre a combatentes estrangeiros devido a avanço militar “estagnado” na Ucrânia
Porta-voz do Pentágono, John Kirby, afirmou que Putin recorre a combatentes estrangeiros devido a avanço militar “estagnado” na Ucrânia| Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO

O Pentágono afirmou nesta segunda-feira (7) que a Rússia está buscando a ajuda de combatentes sírios para “aumentar suas forças na Ucrânia”.

O porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, John Kirby, reagiu assim a relatos de supostos esforços russos para recrutar combatentes sírios para auxiliar na invasão do país vizinho.

Kirby ressaltou que, embora os EUA não tenham muitos detalhes a respeito, não estão em condições de “refutar” esses relatos. Em entrevista à CNN, o porta-voz fez mais comentários.

“Temos indícios que corroboram essa história de que de fato eles estão tentando alistar e recrutar combatentes estrangeiros, e achamos considerável que, com mais de 150 mil soldados, um avanço militar estagnado dentro da Ucrânia, particularmente no norte, Putin achou necessário tentar recrutar combatentes estrangeiros para sua guerra”, disse Kirby.

O Wall Street Journal informou no final de semana que a Rússia estava recrutando combatentes sírios especializados em combates urbanos para lutar na Ucrânia, já que a invasão se aproxima de uma fase em que haverá batalhas nas cidades.

O jornal, que citou duas autoridades americanas, indicou ainda que alguns milicianos sírios já estão em solo russo preparando-se para atuar na Ucrânia.

A Rússia iniciou uma intervenção militar na Síria em 2015 para ajudar o governo de Bashar al Assad, o que mudou o equilíbrio entre as partes em favor das forças do governo sírio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]