Os Estados Unidos aprovaram o acordo obtido por seis países pelo qual a Coréia do Norte irá desmantelar seu arsenal nuclear em troca de ajuda energética e garantias de segurança, disse nessa terça-feira o departamento de Estado.

CARREGANDO :)

"Transmitimos ao governo chinês nossa aprovação do rascunho do comunicado", disse o porta-voz Sean McCormack.

A China exerce a presidência dos debates de seis países, que também envolvem Estados Unidos, as duas Coréias, Japão e Rússia. Os governos de todos esses países aceitaram, na semana passada, redigir um acordo de desarmamento nuclear da Coréia do Norte.

Publicidade

O acordo provisório foi enviado aos respectivos governos para sua aprovação definitiva.

"Examinamos e comunicamos nossa aprovação aos chineses, mas não posso falar em nome de outros países" do grupo, declarou McCormack.

O enviado norte-coreano, Kim Kye-Gwan, afirmou nesta terça-feira que os Estados Unidos planejam retirar a Coréia do Norte de sua lista de países que apóiam o terrorismo, um pedido feito insistentemente por Pyongyang.

Já o subsecretário americano de Estado para Assuntos Asiáticos, Christopher Hill, declarou hoje que os Estados Unidos estão "muito envolvidos" no processo de encerramento do programa nuclear da Coréia do Norte.

Veja também
  • Líderes das duas coréias têm encontro histórico
  • Bush libera US 25 mi em ajuda energética à Coréia do Norte
Publicidade