• Carregando...

O Exército americano anunciou nesta segunda-feira (25) que cedeu ao Exército afegão, após longas negociações, o controle total da polêmica prisão de Bagram, apelidada de "Guantánamo afegão".Instalada ao lado da imensa base americana de Bagram, a prisão de mesmo nome foi alvo de organizações dos direitos humanos, que denunciam detenções abusivas e tortura. Poucas horas depois, o secretário de Estado americano, John Kerry, chegou a Cabul para uma visita surpresa com o objetivo de apaziguar as tensões em um momento em que negociam uma parceria estratégica de longa duração. A prisão foi alvo de tensas discussões bilaterais. Os EUA temiam que prisioneiros talebans fossem liberados quando a prisão estivesse sob controle afegão.

De fato, cerca de 26 prisioneiros foram liberados hoje, segundo o general afegão Ghulam Farouq Barakzai, encarregado de Bagram. As autoridades afegãs, por sua vez, nunca deixaram de reivindicar o controle da instituição, alegando uma violação de sua soberania nacional. A transferência "está concluída", e representa "uma parte importante de todo o processo de transferência da segurança para as forças afegãs", disse o general americano Joseph Dunford, comandante das forças internacionais da Otan no Afeganistão.

A cerimônia de transferência das responsabilidades, em Bagram, "destaca um Afeganistão mais confiante, capaz e soberano", prosseguiu Dunford. Originalmente programada para 9 de março, a transferência completa da prisão havia sido adiada no último minuto após as declarações do presidente Hamid Karzai, que havia afirmado que havia "inocentes" entre os presos sob controle americano, e que eles seriam libertados sob controle afegão. No início de setembro, 3.000 presos, incluindo supostos membros do Taleban e da rede terrorista Al Qaeda, foram confiados às autoridades afegãs. Mas os prisioneiros estrangeiros e afegãos capturados pelas forças da Otan desde então em operações das forças especiais permaneceram sob a custódia de soldados dos EUA.

Quase mil deles foram transferidos entre setembro e hoje, revelou o general Barakzai. "Os poucos que ainda permanecem nas celas da coalizão serão transferidos em uma semana", disse.

Mais de 11 anos depois da derrubada dos talebans do poder, as forças internacionais iniciaram a retirada do Afeganistão e a transferência da responsabilidade à polícia e ao Exército locais da segurança e das instituições do país. Apesar dos mais de 130 mil soldados estrangeiros, mais o reforço de 330 mil soldados e policiais afegãos, as tropas nunca conseguiram acabar com a rebelião talibã.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]