• Carregando...

Os Estados Unidos e a Grã-Bretanha alertaram a população no domingo sobre o aumento do risco de ataques terroristas na Europa. Washington afirma que o sistema de transportes pode ser um alvo da Al-Qaeda.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu um alerta aos cidadãos norte-americanos em viagem à Europa, sem apontar países específicos.

A Grã-Bretanha elevou o nível de alerta sobre ameaça terrorista para cidadãos viajando para a Alemanha e a França para "elevado" e manteve o nível de ameaça em território nacional como "severo" (o que significa que um ataque é altamente provável). O país também concorda com a avaliação dos EUA para o continente.

As medidas vieram após várias autoridades europeias confirmarem relatos da mídia durante a semana sobre informações de serviços de inteligência que indicam novos ataques no continente.

Fontes de inteligência ocidental afirmam que militantes em esconderijos no noroeste do Paquistão planejam ataques coordenados a cidades europeias, mesmo após retrocessos causados por prisões.

Os planos envolveriam a Al-Qaeda e militantes aliados, incluindo possivelmente cidadãos europeus ou residentes, segundo fontes.

Em Washington, autoridades norte-americanas afirmaram que Osama bin Laden e líderes da Al Qaeda estariam por trás dos ataques.

Alguns agentes de segurança têm feito comparações com o ataque a Mumbai em 2008, que teve como alvo vários pontos da cidade, como hotéis de luxo e um café, e matou 166 pessoas.

O Departamento de Estado norte-americano alerta que o sistema de transporte público e outros serviços relacionados ao turismo poderiam ser alvos, apontando que os ataques do passado visaram companhias aéreas, ferroviárias e serviços de barco.

"O Departamento de Estado alerta cidadãos dos EUA para o potencial de ataques terroristas na Europa", disse em um comunicado em seu site, acrescentando que as informações atuais sugerem envolvimento da Al-Qaeda e grupos afiliados.

Uma autoridade dos EUA disse que o presidente Barack Obama participou de reuniões na sexta-feira noite e manhã de sábado para discutir a ameaça à segurança europeia e foi informado sobre a situação novamente na manhã de domingo.

A Europa está preocupada sobre os efeitos das ameaças para a indústria do turismo. O alerta dos EUA fica aquém de um comunicado mais grave em que a Departamento de Estado poderá prevenir os cidadãos contra viagens para a Europa. Em vez disso, o alerta pede aos turistas para tomarem precauções.

Para o turista norte-americano Tom Steier: "Você deve levar essas ameaças a sério, mas agora eu me sinto muito seguro em Paris".

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores francês, Bernard Valero, disse que a França está ciente do alerta norte-americano: "A ameaça terrorista permanece elevada na França ... o nível de alerta mantém-se inalterado no vermelho", disse ele. Esse é o segundo nível mais alto.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores britânico se negou a explicar por que os conselhos de viagem para a França e a Alemanha tinham sido revistos. "Como outros países europeus, eles têm um alto nível de ameaça de terrorismo, o que se reflete em nosso serviço de conselhos para viagem."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]