• Carregando...

Estados Unidos e Israel perderam automaticamente nesta sexta-feira (8) o direito de voto Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), uma vez que não apresentaram qualquer compromisso a respeito de sua contribuição financeira à organização, declarou uma fonte interna da entidade.

"Na lista de países que perderam seu direito de voto, estarão os Estados Unidos e Israel", declarou a fonte, que pediu para não ser identificada.

"Nenhum deles apresentou a documentação necessária esta manhã para evitar perder o direito de voto", acrescentou. Os dois países pararam de pagar sua contribuição depois da admissão da Palestina como Estado membro da Unesco, em 2011.

A retirada de recursos dos EUA - que até hoje equivale a cerca de US$ 240 milhões ou 22% do orçamento da organização - afundou a entidade da ONU em uma crise financeira e a obrigou realizar cortes de programas e gastos.

Até o momento a Unesco não se pronunciou sobre o assunto, mas uma declaração de Irina Bokova, diretora-geral da entidade, está prevista para a tarde desta sexta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]