O presidente dos EUA, Joe Biden| Foto: EFE/ Juan Carlos Hidalgo
Ouça este conteúdo

Em uma ação de retaliação, as forças militares dos Estados Unidos e do Reino Unido lançaram nesta quinta-feira (11) uma série de ataques contra mais de uma dezena de alvos usados pela milícia dos houthis, apoiados pelo Irã, no Iêmen.

CARREGANDO :)

Segundo informações da Associated Press (AP), citando funcionários americanos, os ataques envolveram o lançamento de mísseis Tomahawk, disparados de navios de guerra e aviões de combate.

Os alvos militares incluíram centros logísticos, sistemas de defesa aérea e locais de armazenamento de armas, noticiou a AP. Os ataques contra a milícia dos houthis marcaram a primeira resposta militar dos EUA à persistente campanha de drones e mísseis dos houthis contra navios comerciais desde o início da guerra entre Israel e os terroristas do Hamas.

Publicidade

Os ataques coordenados também ocorrem apenas uma semana depois que a Casa Branca e um grupo de nações parceiras emitiram um alerta final aos houthis para “cessar seus ataques ou enfrentar uma possível ação militar”.

Os houthis, que realizaram 27 ataques envolvendo dezenas de drones e mísseis desde novembro, disseram nesta quinta-feira que qualquer “ataque das forças americanas em seus locais no Iêmen provocaria uma feroz resposta militar”.

Eles afirmam que seus ataques visam “impedir a guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza”. Mas, segundo informações de agências internacionais, seus alvos cada vez mais têm pouca ou nenhuma conexão com Israel e colocam em risco uma rota comercial crucial que liga a Ásia e o Oriente Médio com a Europa.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]