Os negociadores norte-americanos e sul-coreanos estão se aproximando de um acordo em torno das questões mais delicadas relativas a um tratado bilateral de comércio, disse uma autoridade dos EUA na sexta-feira.

CARREGANDO :)

``Tivemos uma discussão muito detalhada e informal sobre as questões realmente mais sensíveis nessas negociações, inclusive as questões de prioridade para os Estados Unidos: automotivos, questões agrícolas e farmacêuticas'', disse a jornalistas Wendy Cutler, negociadora-chefe dos EUA para o eventual acordo, que tem prazo até o fim do mês para ser concluído.

``Não chegamos a uma solução nessas áreas, mas eu diria que o perfil de um acordo nessas questões está definitivamente ficando mais claro. Acredito firmemente que podemos chegar lá até o final de março.''

Publicidade

Esse é o limite para que o governo dos EUA notifique o Congresso da sua intenção de assinar o acordo, a fim de submetê-lo a ratificação ainda antes de expirar a autoridade presidencial para a negociação desse tipo de tratado, no final de junho.

Após a oitava rodada de negociações, na semana passada, os negociadores chegaram a consensos sobre compras governamentais, alfândegas e regras de competição. Eles dizem estar próximos de um acordo em vários outros itens, como acesso a mercados, serviços financeiros e telecomunicações.

Veja também
  • Ex-agente da CIA rompe o silêncio
  • Senado dos EUA rejeita plano democrata para a retirada das tropas até março de 2008
  • Cérebro do 11 de Setembro era terrorista de dia e playboy à noite em Manila