• Carregando...
Homem usa máscara facial e luvas de proteção enquanto caminha pela ala de emergência do Brooklyn Hospital Center, em Nova York
Adultos jovens também são hospitalizados por coronavírus| Foto: Angela Weiss/AFP

As mortes por Covid-19 são muito menos comuns entre pessoas jovens, porém, um levantamento do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos revelou que, dos pacientes hospitalizados por causa da doença, 38% têm entre 20 e 54 anos; e quase metade dos 121 pacientes que foram admitidos em unidades de terapia intensiva eram adultos com menos de 65 anos. A descoberta, publicada nesta quarta-feira (18), considera casos confirmados de 12 de fevereiro a 16 de março.

Outros países também estão notificando dados semelhantes. De acordo com o Washington Post, um funcionário do Ministério da Saúde francês disse que metade dos cerca de 400 pacientes com coronavírus tratados em unidades de terapia intensiva (UTI) em Paris tinha menos de 65 anos. Na Holanda, números apresentados em um seminário de especialistas em terapia intensiva mostravam que metade dos pacientes de UTI no país tinha menos de 50 anos.

Deborah Birx, coordenadora de resposta da força-tarefa de coronavírus do país, alertou sobre os relatórios preocupantes da França sobre "jovens ficando gravemente doentes e gravemente doentes nas UTIs". Segundo o Post, ela chamou a atenção das gerações mais jovens por não levarem o vírus a sério, e alertou para "um número desproporcional de infecções nesse grupo".

"Acho que todo mundo deveria prestar atenção nisso", disse ao New York Times Stephen S. Morse, professor de epidemiologia da Universidade de Columbia. "Não serão apenas os idosos. Haverá pessoas com 20 anos ou mais. Eles precisam ser cuidadosos, mesmo que pensem que são jovens e saudáveis".

Idosos

Ainda assim, a pesquisa do CDC confirmou que o principal grupo de risco é o de idosos. Em 16 de março, um total de 4.226 casos de COVID-19 nos Estados Unidos havia sido relatado à agência. No geral, 31% dos casos, 45% das hospitalizações, 53% das internações em UTI e 80% das mortes associadas ao COVID-19 ocorreram entre pessoas com 65 anos ou mais, com o maior percentual de resultados graves entre pessoas com 85 anos ou mais. Por outro lado, nenhuma admissão em UTI ou óbito foi relatada entre menores de 19 anos.

Casos de hospitalização (azul claro), internação em UTI (azul médio) e mortes (azul forte) por coronavírus nos EUA | Imagem: CDC
Casos de hospitalização (azul claro), internação em UTI (azul médio) e mortes (azul forte) por coronavírus nos EUA | Imagem: CDC
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]