• Carregando...

Os Estados Unidos pediram na quarta-feira ao Conselho de Segurança da ONU que libere 1,5 bilhão de dólares do patrimônio líbio, uma proposta que a África do Sul bloqueou durante semanas, por discordar da concessão de verbas aos rebeldes do país.

A delegação norte-americana disse que é preciso liberar dinheiro para fins civis e humanitários "o mais rapidamente possível". Diplomatas dizem que os 15 países do Conselho podem votar a medida na quinta ou sexta-feira.

O patrimônio foi congelado nos EUA como parte das sanções ao regime de Muamar Kadafi, e agora pode ser liberado aos rebeldes que já controlam a maior parte do país, inclusive a capital, Trípoli. O paradeiro de Kadafi é desconhecido.

"Nenhuma verba disponibilizada por esta resolução será oferecida para a compra de armas, equipamentos militares não-letais ou qualquer outra atividade relacionada aos militares", disse a proposta norte-americana.

Dos 1,5 bilhão de dólares, 500 milhões seriam destinados diretamente a organizações humanitárias internacionais, algo a que a delegação sul-africana diz não se opor.

Mas diplomatas dizem que os sul-africanos continuam fazendo restrições ao destino do outro bilhão de dólares, que seria destinado a "terceiros que forneçam combustível e outros produtos humanitários urgentemente necessários", além daquilo que a proposta de resolução descreve como um "mecanismo internacional" para propiciar serviços sociais.

Uma medida como essa normalmente tramitaria no comitê que cuida das sanções à Líbia, mas os EUA decidiram levá-la diretamente ao Conselho por causa das objeções sul-africanas à proposta originalmente feita por Washington em 8 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]