• Carregando...
EUA querem vender caças F-16 para Taiwan
EUA querem vender caças F-16 para Taiwan| Foto: JOAQUIN SARMIENTO/AFP

Os Estados Unidos estão levando adiante uma venda de 66 jatos de combate F-16, no valor de US$ 8 bilhões, para Taiwan, apesar das fortes objeções da China, informou nesta quinta-feira (15) um funcionário americano com conhecimento do acordo.

A administração notificou o Congresso nesta quinta-feira que apresentaria o pacote para revisão informal. Será a maior e mais significativa venda de armas para a ilha autônoma em anos, e acontecerá em meio a negociações da guerra comercial com a China. O Comitê de Relações Exteriores do Senado e o Comitê de Relações Exteriores da Câmara devem analisar o pacote e não se espera que eles apresentem objeções.

Provocação dos EUA?

A China alega que Taiwan é uma província separatista e no mês passado acusou os EUA de uma "conspiração vã" para armar a ilha. A administração Trump aprovou mais de US$ 2 bilhões em vendas de armas de nível inferior para Taiwan no mês passado e permitiu que o líder de Taiwan Tsai Ing-wen visitasse Nova York.

Tsai enfrenta a reeleição no ano que vem e está lançando sua liderança como um contraponto a uma China continental cada vez mais repressiva.

A aprovação da venda dos caças ocorre em meio a protestos pró-democracia em Hong Kong, uma parte semi-autônoma da China, e temores de que os chineses possam lançar uma ofensiva militar lá. Tal repressão poderia encorajar Pequim a também enfrentar Taiwan, que é apoiado pelos Estados Unidos.

O jornal People's Daily, porta-voz do Partido Comunista da China, escreveu que os Estados Unidos "deveriam cancelar imediatamente a venda de armas planejada a Taiwan, parar de vender armas a Taiwan e encerrar o contato militar com Taiwan, e ter cautela e prudência ao lidar com questões de Taiwan para evitar sérios danos às relações China-EUA e à paz e estabilidade através do Estreito".

"A defesa de Taiwan é intrinsecamente importante para os Estados Unidos, mas o momento dessa mudança, em meio à guerra comercial e à grande instabilidade em Hong Kong, é excepcionalmente precário", disse Evan Medeiros, ex-diretor da Casa Branca para a Ásia no governo Obama e professor na Universidade de Georgetown. "Isso tornará as negociações comerciais e a gestão da situação de Hong Kong ainda mais difíceis do que já são." Ele acrescentou que isso alimentaria teorias conspiratórias de que os Estados Unidos estão por trás da agitação em Hong Kong.

Bonnie Glaser, consultora sênior para a Ásia no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, ficou menos perturbada. "A China nunca gostou das vendas de armas dos EUA para Taiwan", disse ela. "Eles vão se opor? Sim. Isso vai desencadear uma crise no relacionamento? Não. Isso por si só não vai atrapalhar o progresso em um acordo comercial".

No entanto, Medeiros e Glaser notaram que Pequim pode levar adiante ameaças de impor sanções contra as empresas norte-americanas que vendem armas para Taiwan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]