Seu browser não suporta este formato de vídeo

Os EUA realizaram um teste de lançamento de um míssil de alcance intermediário duas semanas depois que se retiraram do INF, pacto de controle de armas firmado com a Rússia na época da Guerra Fria. O Departamento de Defesa divulgou o vídeo do teste.

CARREGANDO :)

O míssil convencional, que foi disparado de um lançador de solo móvel e voou mais de 500 quilômetros antes de acertar o alvo, foi lançado na costa da Califórnia na tarde de domingo (18).

"Os dados coletados e as lições aprendidas com este teste informarão o desenvolvimento do Departamento de Defesa de futuras capacidades de alcance intermediário", diz o comunicado do Pentágono.

Publicidade

Reação da Rússia

Para a Rússia, o teste da arma americana indica que EUA tinham uma estratégia pré-planejada para destruir o INF. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, o presidente russo Vladimir Putin comentou que "estes testes só provam que desde o início os americanos estavam determinados a acabar com o Tratado INF e estavam se preparando para isso". Peskov disse ainda que meses não são suficientes para as preparações de um teste como esse.

O vice-chanceler da Rússia, Sergei Ryabkov, disse nesta terça-feira (20) que apesar de os Estados Unidos terem "fomentado as tensões militares", a Rússia não vai se deixar envolver em uma corrida armamentista - apesar da análise de observadores internacionais apontar o contrário. "Sublinhamos que encaramos calmamente o que aconteceu, sem emoções. Nós prevíamos que os eventos evoluiriam nesta direção [...], mas não permitiremos que nos envolvam na corrida armamentista", declarou, segundo a agência de notícias Tass.

Contudo, para o diretor executivo da Associação de Controle de Armas, Daryl Kimball, o lançamento do míssil de alcance intermediário "é um sinal muito claro de que os Estados Unidos e a Rússia estão à beira de uma nova corrida de mísseis". Segundo ele, a Rússia também tende a começar a testar mísseis do tipo, criando uma corrida "míssil por míssil". Ele observou ainda que, embora a arma testada pelos EUA seja convencional, ela poderia estar carregada com ogivas nucleares.

Além de alegar o descumprimento do INF por parte da Rússia, o Pentágono vê a saída dos EUA do tratado como uma chance de responder ao desenvolvimento de um arsenal de mísseis de alcance intermediário, em especial da China.