• Carregando...

Nova Iorque – Às vésperas da abertura da cúpula do G-8 na Rússia, que deve priorizar a segurança energética, a inauguração de um oleoduto estratégico na Turquia atende ao desejo dos Estados Unidos de diversificar as rotas mundiais de fornecimento, disseram analistas ontem. O presidente russo, Vladimir Putin, elegeu a energia como o principal tema da cúpula deste fim de semana, mas o forte apoio do presidente norte-americano, George W. Bush, a um oleoduto no mar Cáspio provavelmente dividirá a atenção do Kremlin.

O oleoduto Bakú-Tbilissi-Ceyhan (BTC), inaugurado oficialmente na quinta-feira no sul da Turquia, é um projeto de 4 bilhões de dólares que transportará petróleo do Mar Cáspio até os mercados mundiais evitando o território russo. Satisfeito com a inauguração deste duto, Bush chegou a anunciar "o início de uma nova era".

Washington apoiou o projeto desde o início de sua construção, no fim dos anos noventa. Para os Estados Unidos, a inauguração do oleoduto BTC responde a um antigo desejo de diversificar as rotas de fornecimento de petróleo e gás natural. Esta construção, que percorre 1.774 km entre Baku, capital do Azerbaidjão, e a Turquia, é uma das mais compridas do mundo e tem uma importância estratégica, pois evita que o petróleo passe pelo Irã e pela Rússia, país que até agora controlava quase completamente o transporte dos hidrocarbonetos dos países ex-soviéticos para a Europa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]