• Carregando...

Os Estados Unidos retomarão a ajuda direta ao governo palestino do presidente Mahmoud Abbas, disse nesta segunda-feira a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, após a formação de um gabinete de emergência palestino.

Segundo Rice, os EUA "retomarão a assistência completa ao governo palestino e os contatos normais de governo com governo".

O anúncio ocorre depois de dias de declarações dos EUA em apoio ao moderado Abbas, depois que militantes do Hamas tomaram o controle da Faixa de Gaza, na semana passada.

O Fatah, partido de Abbas, foi acusado de corrupção no passado. Rice disse que o novo governo palestino deve continuar a implementar reformas, mas ela está confiante que o novo primeiro-ministro, Salam Fayyad, que tem uma reputação de integridade, instituirá controles confiáveis e garantirá que a ajuda será usada para o bem do povo palestino.

Em entrevista coletiva, Rice insistiu que os Estados Unidos não vão abandonar os palestinos que moram em Gaza.

"Vamos apoiar o curso que eles (autoridades palestinas) desenvolvem e que eles esboçaram", disse ela, enfatizando que é "uma situação de mudança rápida" e que os líderes palestinos primeiro devem se concentrar na formação de um governo e na obtenção dos recursos financeiros necessários.

O quarteto de negociadores pela paz no Oriente Médio, que inclui os EUA, suspendeu a ajuda aos palestinos no ano passado, depois que o Hamas derrotou o Fatah nas eleições parlamentares. Os EUA, a União Européia e Israel consideram o Hamas um grupo terrorista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]