• Carregando...
Policial vigia embaixada do Irã em Londres, que foi fechada | Ki Price/Reuters
Policial vigia embaixada do Irã em Londres, que foi fechada| Foto: Ki Price/Reuters

Sanções

Medidas adotadas contra o Irã em represália ao programa nuclear do país persa e à depredação da embaixada britânica atingem vários setores:

EUA

- Negócios com bancos iranianos e com a Guarda Revolucionária.

- Transações com companhias dos setores nuclear e petroquímico.

União Europeia

- Comércio de armas e equipamentos que possam contribuir ao enriquecimento de urânio.

- Energia, equipamento e tecnologia para refinar, explorar e produzir gás natural.

ONU

- Bens de indivíduos e companhias ligados ao programa nuclear.

- Troca de tecnologia ligada ao desenvolvimento de mísseis balísticos.

A exemplo da vizinha Síria, a União Europeia ampliou ontem sanções contra o Irã. O país é pressionado devido a seu programa nuclear, que o Ocidente crê ter fins belicosos, e pela depredação da embaixada britânica em Teerã na terça-feira.

Ontem foram adicionados novos nomes às "listas negras" – que proíbem transações econômicas, principalmente as ligadas aos setores nuclear e petroquímico.

Os ministros do Exterior da UE não chegaram a um acordo, porém, a respeito de embargo ao petróleo iraniano.

De acordo com Alain Juppé, ministro do Exterior francês, a Grécia -que importa petróleo iraniano- se opôs ao embargo. As negociações para aprovar a medida, porém, devem continuar.

As medidas anunciadas ontem pelo bloco afetam 37 pessoas e 143 entidades. Os EUA estudam o plano, por sua vez, de congelar bens do banco central iraniano.

Atrito

A invasão da embaixada britânica aprofundou a crise entre o país e o Ocidente. Diversas nações convocaram seus embaixadores no país para discutir a questão.

O Reino Unido retirou seus diplomatas do país e fechou a embaixada. Os diplomatas iranianos foram, por sua vez, retirados do país britânico.

Cresce, também, o temor de uma ação militar por parte de Israel. O ministro da Defesa do país, Ehud Barak, afirmou que não há planos para atacar "agora".

"Não temos intenção de agir no momento. Não devemos nos en­­volver em uma guerra quando ela não é necessária, mas pode chegar um momento em que teremos de enfrentar alguns testes", disse Barak, falando à rádio pública israelense. "Nossa posição não mudou em três pontos: um Irã nuclear é inaceitável, estamos de­­terminados a impedir isso e todas as opções estão sobre a mesa."

Barak se disse confiante de que, no caso de Israel lançar uma ação militar contra o Irã, isso não seria devastador para o país. "A guerra não é um piquenique, mas se Israel for forçado a agir, nós não teremos 50 mil, 5 mil e nem 500 mortos", ele disse.

Os Estados Unidos afirmaram não ter certeza de que Washington seria avisada caso Israel decidisse pela ação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]