• Carregando...

Helsinque – A União Européia reagiu com cautela à proposta do presidente dos EUA, George W. Bush, para combater a mudança climática. Alguns líderes referiram-se ao plano americano como uma mudança de posição na política do país, mas outros temem que o projeto enfraqueça as negociações globais já em andamento.

"Para mim, é uma notícia espantosa e muito bem-vinda", disse o comissário de Energia da União Européia, Andris Piebalgs, durante visita à Finlândia. Ele se referiu ao discurso de Bush, proferido na quinta-feira, 31, como uma "abordagem completamente diferente" em se tratando do líder americano, e disse que ela será importante na reunião do Grupo dos Oito, prevista para a Alemanha, na próxima semana.

Bush pediu que os 15 países que mais emitem gases causadores do efeito estufa se reúnam mais para o final deste ano. Ele disse que o grupo, que inclui EUA, China, Índia e importantes economias européias, defina uma meta de emissão de carbono, mas que cada nação decida as estratégias para atingi-la.

"Parece um pouco como se a administração americana quisesse parar todo o processo das Nações Unidas sobre defesa climática e tomar um caminho especial", disse o ministro alemão do Meio Ambiente, Sigmar Gabriel, em entrevista a uma rádio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]