• Carregando...

A Comunidade Andina de Nações (CAN) realizará em 13 de junho reunião extraordinária de seus presidentes, convocada pelo presidente boliviano Evo Morales, que tenta evitar a desintegração do grupo, depois da decisão da Venezuela de abandoná-lo.

Morales prometeu se esforçar para dar novo fôlego à CAN com o objetivo de manter a unidade sul-americana em um momento em que a região passa por vários conflitos diplomáticos, grande parte deles protagonizados pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez.

A agenda do encontro, segundo o requerimento boliviano, inclui dois pontos de fundo econômico: "as bases para a negociação do acordo entre a CAN e a União Européia (UE) e a ampliação das tarifas externas comuns com os Estados Unidos", disse o comunicado da secretaria geral da CAN.

A discussão proposta por Morales estará mais focada nos campos político e diplomático.

A crise da CAN - criada em 1969 e presidida este semestre justamente pela Venezuela - estourou em abril, logo depois de Colômbia e Peru terem fechado acordos de livre comércio com os EUA, o que a Venezuela denunciou como sendo contrários à integração nacional.

A Bolívia se mostrou mais próxima das críticas da Venezuela do que das ações de integração comercial da Colômbia e do Peru com os EUA. Além disso, o quinto membro do grupo, o Equador, fracassou em suas negociações comerciais com Washington.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]