• Carregando...
A ex-líder do Mianmar, Aung San Suu Kyi. em imagem de 2019
A ex-líder do Mianmar, Aung San Suu Kyi. em imagem de 2019| Foto: EFE/David Morales Urbaneja

A junta militar que governa o Mianmar desde o golpe de Estado de 2021 transferiu nesta semana a ex-líder eleita do país e vencedora do prêmio Nobel da Paz de 1991, Aung San Suu Kyi, da prisão para um edifício governamental.

Suu Kyi havia sido derrubada pelo golpe de 2021, quando os militares afirmaram que as eleições vencidas pelo seu partido, a Liga Nacional pela Democracia (LND), em 2020, haviam sido fraudadas.

Desde sua queda, Suu Kyi foi condenada em diferentes processos judiciais, que incluíam acusações de violação da lei de segredos de Estado e leis sobre o comércio internacional.

Uma fonte anônima, membro do partido de Suu Kyi, disse à agência de notícias France-Presse que “Aung San Suu Kyi foi transferida para um complexo de alto nível na noite de segunda-feira (24)”. Segundo a fonte, eles ainda não sabem para qual edifício ela foi enviada.

Outras fontes próximas ao caso confirmaram nesta semana que a junta militar já planejava transferir Suu Kyi para a prisão domiciliar na cidade de Rangoon, antiga capital do Mianmar.

O regime militar do Mianmar, liderado pelo general Min Aung Hlaing, não confirmou a informação sobre a transferência de Suu Kyi para a prisão domiciliar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]