• Carregando...

Morreu hoje aos 88 anos o ex-prefeito de Nova York Edward Koch. Ele governou a cidade entre 1978 e 1989 e ficou conhecido por ter tirado a metrópole de uma crise financeira e por suas declarações polêmicas na política americana.

Segundo sua assessoria, o ex-prefeito morreu por volta das 2h locais (5h em Brasília) após uma parada cardíaca. Ele havia sido internado diversas vezes nos últimos anos.

Koch é considerado responsável por tirar Nova York de uma forte crise financeira no fim da década de 1970 e retomou a prosperidade. Durante seus 12 anos de mandato, a cidade recebeu grandes reformas, com o renascimento da construção e a recuperação do metrô.

No entanto, também é alvo de críticas por causa das tensões raciais e acusações de corrupção. Durante seu mandato, também houve o aumento da contaminação pela Aids, da população sem teto e em especial da violência na cidade.

Esses problemas fizeram com que Koch perdesse a indicação do Partido Democrata para seu quarto mandato como prefeito. Após eleições, ele foi substituído pelo republicano Rudolph Giuliani, que implementou o programa Tolerância Zero, que reduziu drasticamente a violência.

Após sair da prefeitura, tornou-se um crítico dos democratas. Em 2004, ele chegou a respaldar a reeleição do então presidente George W. Bush em discurso na Convenção Republicana. Ele também apoiou a candidatura de Michael Bloomberg à prefeitura de Nova York quando o atual prefeito era republicano.

Controvérsia

Nascido no Bronx, em 12 de dezembro de 1924, Edward Irving Koch era filho de imigrantes judeus. Ele entrou na política na década de 1950, após ser escolhido vereador de Manhattan. Depois, ficou 16 anos na Câmara dos Representantes.

Durante sua prefeitura, sua frase característica é "Como eu estou fazendo?", em que questionava à população como era seu governo. Ele também ficou conhecido por suas iniciativas para promover Nova York dentro dos Estados Unidos e no mundo.Outro ponto polêmico era a linguagem verbal rude usada contra seus adversários. Ele chamou o magnata Donald Trump de "porco" e o ex-prefeito Rudolph Giuliani de "nojento". Em sua autobiografia, disse que não era "do tipo de ter úlceras, mas de causá-las".

O livro serviu de inspiração a um filme e a uma peça da Broadway. Em 2008, ele comprou um mausoléu no cemitério Trinity de Manhattan e disse ao jornal "New York Times": "A ideia de sair de Manhattan me irrita permanentemente".

O prefeito Michael Bloomberg decretou luto oficial hoje e lamentou a morte de Koch. "Como prefeito e como cidadão, ele foi nosso mais incansável, destemido e inocente navegante civil. Seu espírito viverá não só aqui na prefeitura e nas pontes que levam seu nome, mas nos cinco condados da cidade".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]