• Carregando...

Uma funcionária de limpeza ficou ferida na terça-feira (9) devido à explosão de uma bomba de fabricação caseira em um supermercado em Viña del Mar, no Chile, um dia depois de um atentado deixar 14 feridos em Santiago, segundo informaram nesta quarta-feira fontes policiais.

A explosão ocorreu durante a noite em um supermercado da cadeia Tottus, localizado no setor Gómez Carreño da cidade, a 125 quilômetros de Santiago.

A ferida foi identificada como Edith Mardones Gamboa, de 43 anos. A funcionária sofreu danos auditivos e outras lesões causadas pela explosão.

Segundo as fontes, a bomba foi fabricada com uma garrafa de plástico preenchida com material explosivo, moedas e outros objetos metálicos e ácido muriático. O artefato explodiu quando a funcionária manipulava uma caçamba de lixo no estacionamento do supermercado,

A mulher foi levada para um hospital e recebeu alta horas depois. Na segunda-feira, um atentado com bomba deixou 14 pessoas feridas em uma galeria comercial ao lado de uma estação do metrô de Santiago.

Até agora ninguém assumiu a autoria do crime. Investigações indicam que a explosão foi obra de grupos anarquistas.

A polícia procura os responsáveis pelo ataque, que seriam pelo menos três, segundo o promotor encarregado da investigação, Christian Toledo.

O atentado é considerado o mais grave ocorrido no Chile desde a redemocratização, em 1990. Passam pelo local da explosão 150 mil pessoas diariamente.

Na terça, a polícia recebeu 18 avisos de bombas em Santiago, todos falsos. Ao longo do ano, ocorreram no Chile cerca de 30 atentados com bombas não esclarecidos pelo Ministério Público e a polícia.

O governo anunciou na terça-feira que fará reformas legais para dar mais condições legais para os dois organismos. A direção do corpo de Carabineiros anunciou a criação de uma direção Nacional de Inteligência, Drogas e Investigação Criminal.

Segundo um comunicado da instituição, o novo órgão terá como objetivo "otimizar os recursos humanos, logísticos e de informação relevantes em torno das áreas de gestão tática e operativa".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]