• Carregando...

Bagdá – Pelo menos cinco pessoas morreram e 17 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba registrada ontem junto a uma mesquita xiita na localidade de Al Musayeb, 60 quilômetros ao sul de Bagdá, informou uma fonte policial.

O comandante da polícia Salam Khatab disse que o atentado aconteceu junto à mesquita xiita de Awlad Muslim, na principal rua da cidade. O carro-bomba foi detonado por controle remoto, disse o comandante, que descartou a hipótese de um atentado suicida. As vítimas foram levadas para os hospitais de Al Musayeb e Hillah. Os peregrinos costumam ir a pé até o local, onde estão enterrados os netos do imã Ali, primeiro imã dos xiitas.

Em um atentado executado na sexta-feira passada contra outra mesquita xiita de Bagdá, 71 pessoas morreram quando três suicidas acionaram os explosivos que levavam junto ao corpo na hora em que os fiéis deixavam o local após as orações da sexta-feira.

O Ministério do Interior do Iraque fez um alerta ontem sobre a possibilidade de atentados com bombas após receber informações de inteligência dizendo que insurgentes estavam se preparando para detonar sete bombas em Bagdá.

A violência sectária ganhou força no Iraque depois de um atentado contra um dos principais santuários xiitas em Samarra, em 22 de fevereiro.

Desde então, centenas de corpos foram encontrados nas ruas de Bagdá com marcas de tiros, olhos vendados e apresentando sinais de tortura.

O Ministério do Interior avisou também que puniria os policiais "que não tomassem as medidas necessárias para frustrar ataques terroristas em suas áreas", um reconhecimento implícito da infiltração de militantes extremistas em suas fileiras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]