• Carregando...

Um militante suicida jogou nesta terça-feira um microônibus contra um mercado lotado na cidade xiita de Kufa, matando 16 pessoas, no mais recente ataque em que militantes da rede Al Qaeda foram responsabilizados.

De acordo com testemunhas, o militante conduziu o microônibus até o mercado aberto, perto da cidade sagrada de Najaf, a 160 km sul de Bagdá.

"Vi o microônibus passando pela multidão. Havia uma pessoa dirigindo. Ele tentou estacionar e então o veículo explodiu. Havia muitos corpos", disse à Reuters Mohan Ali.

O assessor de imprensa Salem Nima informou que a explosão matou 16 pessoas e feriu outras 70. Segundo ele, o total de vítimas fatais pode subir.

Kufa é um reduto do clérigo xiita Moqtada al-Sadr e de seu Exército Mehdi, uma poderosa milícia que é apontada como mentora de assassinatos de revanche contra árabes sunitas.

O porta-voz provincial Ahmed Duaibi culpou a Al Qaeda pelo ataque de Kufa. Autoridades dos EUA e do Iraque acusam a rede de tentar levar o país a uma guerra civil total entre os xiitas, maioria, e os árabes sunitas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]