• Carregando...

Nova Déli – Ao menos sete pessoas morreram e 30 ficaram feridas devido à explosão ontem de uma bomba em área comercial da cidade de Guwahati, a principal da região nordeste indiana de Assam, de acordo com a polícia.

A bomba, que estava em um triciclo utilizado como táxi, explodiu por volta das 10h45 (2h15 de Brasília), no movimentado mercado de Athgaon, segundo fonte policial citada pela agência PTI. A deflagração levou à explosão de um cilindro de gás transportado por uma bicicleta, acrescentou a fonte, que calculou que 30 pessoas ficaram feridas em ambas as explosões. Após o pânico inicial, os comerciantes começaram a apedrejar os policiais que foram isolar a área, em protesto contra as ineficazes medidas de segurança na cidade.

Este é o último de uma série de ataques ocorridos nos últimos meses em Guwahati, onde atua o grupo separatista Frente Unida para a Libertação de Assam (Ulfa). A violência em Assam vem aumentando desde setembro do ano passado, quando foi rompido o diálogo entre o governo e a Ulfa, depois que ambas as partes se acusaram mutuamente de não respeitar seus compromissos.

O grupo separatista intensificou sua ofensiva no início deste ano, com ataques contra os emigrantes procedentes de outras regiões e uma campanha de ataques com bombas em lugares públicos. Em Assam, atuam cerca de 20 grupos que lutam pela independência ou pelo menos por uma ampla autonomia do território, embora a Ulfa seja a principal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]