• Carregando...
Forças armadas fazem segurança de igreja após atentado ocorrido neste domingo (21) no Sri Lanka.  Foto: Ishara S. Kodikara/AFP.
Forças armadas fazem segurança de igreja após atentado ocorrido neste domingo (21) no Sri Lanka. Foto: Ishara S. Kodikara/AFP.| Foto:

Terroristas suicidas atacaram igrejas e hotéis no Sri Lanka neste domingo de Páscoa (21). A série de explosões, um ataque altamente coordenado que teve como alvo cristãos e estrangeiros, deixou pelo menos 207 mortos, segundo porta-voz da polícia do país. Outras 450 pessoas ficaram feridas.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade pelos ataques. Treze pessoas foram detidas, disse a polícia. Três policiais foram mortos durante uma busca a uma casa na capital, Colombo, enquanto tentavam interrogar um indivíduo sobre os ataques.

Seis explosões quase simultâneas ocorreram na manhã de domingo em três igrejas onde fiéis celebravam a Páscoa e em três hotéis frequentados por turistas estrangeiros. Horas depois, uma explosão em uma pousada matou pelo menos duas pessoas.

Depois de uma oitava explosão perto de um viaduto na área de Dematagoda nos arredores de Colombo, a capital, o porta-voz da polícia Ruwan Gunasekara disse que três policiais morreram quando foram interrogar suspeitos depois de receberem uma pista. Duas explosões ocorreram pouco depois que os policiais entraram em uma casa em Dematagoda.

Ruwan Wijewardene, ministro da Defesa do país, afirmou que os ataques foram feitos por terroristas suicidas. Todas as explosões aconteceram entre 8:45 e 9:30. O ministro da Defesa disse ainda que sete suspeitos ligados às explosões foram presos.

Os ataques foram os atos de violência mais mortais no país desde o fim da guerra civil em 2009. O Sri Lanka é uma nação predominantemente budista, mas também é lar para um número significante de hindus, muçulmanos e cristãos.

Pelo menos 66 pessoas foram mortas em Colombo e 104 na cidade próxima de Negombo, segundo a polícia. Outras 28 pessoas foram mortas na cidade de Batticaloa, no leste do país.

Galeria de imagens

  • Criança paquistanesa cristã olha enquanto adultos acendem velas para homenagear as vítimas dos ataques no Sri Lanka, em 21 de abril na cidade paquistanesa de Karachi. Foto: RIZWAN TABASSUM / AFP
  • Paquistaneses cristãos acendem velas na cidade paquistanesa de Karachi, em homenagem às vítimas dos atentados no Sri Lanka, 21 de abril. Foto: RIZWAN TABASSUM / AFP
  • Paquistaneses cristãos acendem velas na cidade paquistanesa de Karachi, em homenagem às vítimas dos atentados no Sri Lanka, 21 de abril. Foto: RIZWAN TABASSUM / AFP
  • Turistas caminham pela rua deserta em Colombo, capital do Sri Lanka, após toque de recolher. Foto: ISHARA S. KODIKARA / AFP
  • Ruas vazias após o toque de recolher na capital do Sri Lanka, Colombo, 21 de abril. Foto: ISHARA S. KODIKARA / AFP
  • Ativistas dos direitos humanos protestam em Karachi, Paquistão, em 21 de abril, após os atentados no Sri Lanka que deixaram mais de 200 mortos. Foto: RIZWAN TABASSUM / AFP
  • Soldados do Sri Lanka no interior da Igreja de São Sebastião, em Negombo, 21 de abril. Foto: AFP
  • Uma freira olha para o interior da igreja de São Sebastião em Negombo, Sri Lanka, após atentado, que matou dezenas no local e fez parte de uma série de ataques no país em 21 de abril. Foto: AFP
  • Guarda faz segurança do lado de fora do templo de Santo Antônio em Colombo, Sri Lanka, 21 de abril. Foto: ISHARA S. KODIKARA / AFP
  • Vista do Kingsbury Hotel, alvo de ataque em Colombo, Sri Lanka, 21 de abril. Foto: ISHARA S. KODIKARA / AFP
  • Funcionários de um hospital no Sri Lanka guardam a porta do necrotério após os atentados em Batticaloa, 21 de abril. Foto: LAKRUWAN WANNIARACHCHI / AFP
  • Soldado do Sri Lanka faz a guarda em frente a lojas fechadas após os atentados, 21 de abril. Foto: LAKRUWAN WANNIARACHCHI / AFP
  • Parente de vítima da explosão em um igreja chora em frente ao hospital em Batticaloa, Sri Lanka, 21 de abril. Foto: LAKRUWAN WANNIARACHCHI / AFP
  • Parentes de vítimas do atentado em uma igreja no Sri Lanka sentam em frente ao hospital em Batticaloa, 21 de abril. Foto: LAKRUWAN WANNIARACHCHI / AFP
  • Parente de vítima da explosão em um igreja chora em frente ao hospital em Batticaloa, Sri Lanka, 21 de abril. Foto: LAKRUWAN WANNIARACHCHI / AFP
  • Membro das forças de segurança do Sri Lanka faz a guarda em frente a uma estátua quebrada da Virgem Maria no templo de Santo Antônio após ataque a bomba em Colombo, 21 de abril. Foto: ISHARA S. KODIKARA / AFP
  • Funcionários de um hospital no Sri Lanka transportam um corpo em uma maca após atentado contra uma igreja em Batticaloa, Sri Lanka, 21 de abril. Foto: LAKRUWAN WANNIARACHCHI / AFP
  • Monges budistas visitam o local de um ataque a bomba no templo de Santo Antônio em Colombo, capital do Sri Lanka, 21 de abril. Foto:
    ISHARA S. KODIKARA / AFP

  • Funcionários de um hospital no Sri Lanka transportam um corpo em uma maca após atentado contra uma igreja em Batticaloa, Sri Lanka, 21 de abril. Foto: LAKRUWAN WANNIARACHCHI / AFP
  • Um soldado paquistanês faz a guarda no telhado de uma igreja metodista durante a missa da Páscoa em Quetta, Paquistão, 21 de abril. Foto:
    BANARAS KHAN / AFP

  • Um soldado paquistanês faz a guarda no telhado de uma igreja metodista durante a missa da Páscoa em Quetta, Paquistão, 21 de abril. Foto:
    BANARAS KHAN / AFP

  • Um soldado paquistanês faz a guarda no telhado de uma igreja metodista durante a missa da Páscoa em Quetta, Paquistão, 21 de abril. Foto:
    BANARAS KHAN / AFP

  • Equipe de segurança analisam os destroços do lado de fora da igreja Zion após explosão em Batticaloa, Sri Lanka, 21 de abril. Foto:
    LAKRUWAN WANNIARACHCHI / AFP
  • Policiais das Forças Especiais do Sri Lanka durante busca a uma casa após atentados, em Colombo, Sri Lanka, 21 de abril. Foto:
    ISHARA S. KODIKARA / AFP
  • Equipe de segurança observa os destroços após explosão em igreja em Negombo, 21 de abril. Foto: AFP
  • O templo se Santo Antônio após atentado terrorista em Colombo, capital do Sri Lanka, 21 de abril. Foto:
    ISHARA S. KODIKARA / AFP

Estrangeiros entre os mortos

O ministro das Relações Exteriores havia dito mais cedo que pelo menos 27 estrangeiros estavam entre os mortos. A imprensa estatal chinesa relatou que um cidadão chinês morreu nos ataques. Mais cedo, a embaixada da China disse que quatro chineses haviam sido hospitalizados e estavam em condições estáveis. O Ministério das Relações Exteriores de Portugal confirmou que uma vítima era cidadã portuguesa.

O secretário de Estado americano Mike Pompeo afirmou que "vários" americanos estão entre as vítimas. Ele culpou "terroristas radicais" pelos ataques.

Pelo menos 11 dos mortos que estavam no Hospital Nacional de Colombo era estrangeiros, incluindo dois que tinham cidadania dos Estados Unidos e do Reino Unido, disse o ministro das Relações Exteriores do Sri Lanka.

Governo tinha informações sobre possível atentado

O primeiro-ministro Ranil Wickremasinghe disse que os suspeitos são "locais". Ele disse a jornalistas que havia informações sobre um possível atentado no país, mas ele e seu gabinete não foram informados. "A informação estava lá", ele disse em uma coletiva de imprensa. "Essa é uma questão para a qual temos que olhar".

Segundo Wickremesinghe, o governo vai investigar por que as medidas adequadas para impedir os ataques não foram tomadas.

O jornal The New York Times informou que uma alta autoridade policial enviou uma carta em 11 de abril ao alto escalão de segurança do governo com alerta sobre ataques planejados contra igrejas católicas.

A carta menciona uma ameaça feita pelo grupo radical islâmico National Thowheeth Jama’ath, citando fontes de inteligência internacionais.

"Todos os funcionários devem ser instruídos a prestar a máxima atenção a esse relatório e ser extra vigilantes e cuidadosos com relação a localidades VIP e sob sua supervisão, escreveu Priyalal Dassanayake, o vice-inspetor-geral de polícia.

"Investigações altamente confidenciais estão em andamento", acrescentou. Wickremesinghe afirmou que a prioridade do governo é "apreender os terroristas". "O primeiro de tudo é garantir que o terrorismo não levante sua cabeça no Sri Lanka", afirmou.

O governo do Sri Lanka bloqueou o acesso a redes sociais, logo após a série de ataques. A medida é uma tentativa de impedir a disseminação de boatos relativos aos atentados. Um toque de recolher também foi decretado em todo o território até às 6h de segunda (22) e as escolas vão ficar fechadas até no mínimo quarta-feira (24).

O Sri Lanka é um destino popular para turistas e tem sido uma nação geralmente pacífica desde o final de sua longa guerra civil. O país viu um conflito intermitente entre grupos religiosos, mas nunca na escala dos ataques deste domingo.

Toque de recolher

O governo do Sri Lanka impôs um toque de recolher em todo o país a partir das 18h até as 6h (horário local). Lojas estavam fechadas e as ruas estavam desertas na capital.

A SriLankan Airlines disse aos passageiros que viajam para fora do país que eles poderão voar apesar do toque de recolher imposto após os ataques. A companhia disse em comunicado que os passageiros de todas as companhias aéreas que operam no Aeroporto Internacional de Bandaranaike podem acessar o aeroporto mostrando seus bilhetes e passaportes nos postos de controle.

A empresa afirmou ainda que a segurança foi reforçada no aeroporto e aconselhou os passageiros a chegar quatro horas antes de seus voos programados.

Com informações de Folhapress, Estadão Conteúdo e Washington Post.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]