• Carregando...

Governador Valadares – A notícia da condenação pela justiça, dos policiais que participaram da morte do eletricista Jean Charles de Menezes, chegou como um alívio para a população de Gonzaga, cidade que fica no Leste de Minas Gerais

"Isso é apenas o começo. É um sinal de que a justiça começa a ser feita e as provas de que meu irmão foi assassinado de forma covarde e brutal foram confirmadas", afirmou Geovanne de Menezes.

O único irmão de Jean Charles, que teve que abandonar o emprego que tinha em Campos do Jordão, em São Paulo, para cuidar dos pais e acompanhar de perto o andamento das investigações, espera agora que a polícia seja condenada também por tudo o que foi usado para desacreditar o irmão.

"Quando não conseguiram provar que ele era um terrorista, tentaram passar uma imagem de que ele era usuário de drogas e até um estuprador. Nossa família sofreu muito com essas acusações e tivemos que ficar explicando que tudo era mentira. Demorou, mas a verdade está aparecendo" afirmou Menezes.

O alívio também foi geral na casa dos pais de Jean Charles, Matozinhos e Maria Otoni de Menezes ficaram sabendo por parentes que moram na Inglaterra da decisão do júri. "Meus pais estão satisfeitos. Eles já tinham desistido, imaginando que não ia dar em nada. Para eles e para todos nós Jean Charles pode enfim descansar em paz" contou Geovanne.

Ele garante que a possibilidade de a família vir a receber uma indenização não chegou a ser discutida neste momento. "Estamos aliviados pelo nome do Jean Charles estar limpo, como sempre acreditamos. Não estamos pensando nisso agora. Isso fica para a justiça definir. Acreditamos que isso seria o mínimo que deveriam fazer pelos anos de vida que ele perdeu."

A possibilidade de a família receber uma indenização do governo inglês, foi amplamente divulgada pela imprensa britânica logo após a morte de Jean Charles e reforçada pela visita em agosto de 2005 de uma comitiva britânica a Gonzaga, formada pelo embaixador da Grã-Bretanha no Brasil, Peter Collecott, e pelo subcomissário-adjunto da Scotland Yard, Jonh Yates. Eles pediram desculpas pessoalmente aos pais de Jean Charles.

Na época, Collecott chegou a afirmar que em nenhum momento foi discutido com os parentes o pagamento de uma indenização e que a missão estava na cidade para fazer uma manifestação de pesar pelo incidente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]