• Carregando...

Mais de 227 mil eleitores emitiram até domingo seu voto adiantado para a primária republicana da Flórida de 31 de janeiro, onde os principais rivais, o conservador Newt Gingrich e o moderado Mitt Romney, apostam todas as fichas em um estado que pode garantir a indicação do partido.

Segundo analistas, estes primeiros votos, que começaram a ser emitidos no sábado, podem beneficiar Romney, que sofreu no sábado uma dura derrota na Carolina do Sul, ao ser derrotado por Gingrich com 40% dos votos contra 27%.

Até domingo, foram solicitadas 475.782 cédulas para eleitores ausentes (pessoas que estão no exterior, como os soldados, por exemplo). Deste total, 191.810 pessoas devolveram seu voto e 35.401 realizaram votos adiantados nos centros de votação, o que soma 227.211 sufrágios computados até agora, informou à AFP Brian Hughes, porta-voz do Partido Republicano da Flórida.

Neste estado de pouco mais de 19 milhões de habitantes, estão registrados mais de 4 milhões de republicanos para votar nas primárias deste ano, indicou um porta-voz do partido neste sábado, quando cinco condados começaram seus votos adiantados.

Estes votos adiantados na Flórida já superam em número de eleitores o total do caucus de Iowa, 122 mil, conquistado por uma pequena margem de vantagem pelo ultraconservador Rick Santorum, ou os 247 mil de New Hampshire, onde Romney saiu vitorioso.

"Acredito que o voto adiantado (na Flórida) provavelmente ajudará Romney", disse a professora em ciência política da Universidade da Flórida Susan MacManus.

No domingo, cedendo à pressão de seus adversários e vários dias depois de uma polêmica a respeito, o multimilionário ex-governador de Massachussetts prometeu publicar sua declaração de impostos do último período.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]