• Carregando...
Imigrantes esperam para tentar entrar na Croácia. País intensificou controle na fronteira com a Sérvia | OGNEN TEOFILOVSKI/REUTERS
Imigrantes esperam para tentar entrar na Croácia. País intensificou controle na fronteira com a Sérvia| Foto: OGNEN TEOFILOVSKI/REUTERS

A Croácia decidiu retirar um bloqueio ao tráfego de cargas que entram da Sérvia, mas somente para caminhões que carregam bens perecíveis, informou a rádio estatal nesta terça-feira (22), citando um comunicado do governo.

A Sérvia ameaçou retaliar a Croácia depois que o governo croata suspendeu todo o tráfego de mercadorias na fronteira oriental, num momento em que as relações entre os dois países que integravam a extinga Iugoslávia estão tensas por causa do fluxo de imigrantes na divisa.

Mais de 30 mil imigrantes, muitos deles refugiados da Síria, entraram na Croácia -- país membro da União Europeia -- desde terça-feira (15), quando a Hungria bloqueou a entrada deles na UE por sua fronteira sul com a Sérvia, erguendo uma cerca de metal.

Depois que os refugiados entram em seu território, vindos da Macedônia, a Sérvia os encaminha em ônibus diretamente à fronteira croata. A Croácia diz não ter condições de lidar com esse contingente e, em aparente retaliação, fechou todas as suas passagens por estrada na fronteira com a Sérvia, com exceção de uma delas, e impediu os caminhões de entrar na rodovia Belgrado-Zagreb, uma das duas principais artérias usadas pela Sérvia para o oeste.

“Nós não somos tolos. Vemos o que eles estão fazendo”, disse o primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic, a repórteres.

A Sérvia e Croácia eram parte da Iugoslávia socialista, mas a Croácia se separou em 1991 e travou até 1995 uma guerra contra os rebeldes sérvios apoiados pelo governo iugoslavo, de Belgrado.

Com uma fila de caminhões se estendendo por 12 quilômetros na rodovia, a Sérvia convocou uma sessão extraordinária do gabinete para discutir possíveis “contramedidas”.

“Estamos à espera de a UE reagir. Caso contrário, a Sérvia irá responder com calma, sem violar qualquer regra, mas vai demonstrar que a Croácia não pode torturar ou humilhar a Sérvia e destruir os negócios sérvios sem consequências”, disse o primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]