Até dez guardas foram mortos hoje por um ataque aéreo realizado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em uma rodovia do sul do Afeganistão, afirmou a polícia local. Trata-se do mais recente episódio de fogo amigo envolvendo as forças da aliança.

CARREGANDO :)

Os guardas armados estavam escoltando um comboio de suprimentos para bases da Otan no sul afegão quando foram atingidos na província de Ghazni, segundo Mohammad Hussain Yaqoubi, o vice-chefe da polícia provincial. De acordo com Yaqoubi, talvez as forças da Otan tenham confundido os guardas com insurgentes que queriam atacar o comboio. Ele disse que uma investigação apura o caso.

A força da Otan no Afeganistão afirmou que havia informado sobre o incidente a autoridades afegãs, porém um porta-voz não tinha mais detalhes. "Nós estamos investigando isso", se limitou a dizer o representante.

Publicidade

Existem cerca de 130 mil soldados estrangeiros no Afeganistão, sob a liderança dos Estados Unidos, com a meta de derrotar a insurgência comandada pelo Taleban. As tropas estrangeiras estão no país desde a invasão liderada pelos norte-americanos, no final de 2001.

Ontem, os EUA anunciaram que haviam matado Osama bin Laden em uma operação no Paquistão, quase dez anos após a invasão no Afeganistão e os atentados de 11 de setembro de 2001, reivindicados pelo chefe da Al-Qaeda.

Veja também
  • Número 2 da Camorra é preso pela polícia italiana
  • Manifestantes convocam protestos permanentes na Síria
  • Príncipe William volta ao trabalho após casamento