• Carregando...

O governo dos Estados Uni­­dos declarou ontem que o lançamento de um foguete pela Coreia do Norte seria uma "violação clara e grave" das resoluções do Conselho de Se­­gurança da ONU, em adver­­tência sobre o exercício espacial, que deverá ocorrer entre 12 e 16 de abril.

O porta-voz da Casa Bran­­ca, Jay Carney, voltou a exigir que o regime comunista cancele o lançamento e testes com mísseis de longo alcance. Os EUA, assim como Japão, Coreia do Sul e China, suspeitam que a atividade espacial seja uma forma de encobrir um exercício militar.

"Se esse lançamento acontecer, representará uma violação clara e grave das obrigações da Coreia do Norte em virtude de duas resoluções da ONU que proíbem os testes com mísseis de longo alcance", afirmou Carney.

Mais cedo, o Conselho de Segurança da ONU anunciou que responderá "de forma crível" a qualquer ato de provocação norte-coreano. "É claro que qualquer lançamento que a Coreia do Norte faça usando tecnologia de mísseis será uma completa violação das resoluções do Conselho", afirmou Susan Rice, coordenadora do Conselho.

Rice relatou ainda que os 15 países membros discutiram informalmente o tema, mas que todos concordam que é um ato de provocação.

O secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, e o ministro de Defesa sul-coreano, Kim Kwan-jin, também consideraram "uma séria provocação" do regime de Kim Jong-un.

Os dois representantes das áreas militares afirmaram que pretendem "seguir de perto" os próximos passos norte-coreanos.

Tudo pronto

Na manhã de ontem, a Co­­reia do Norte informou que completou os preparativos para pôr em órbita um satélite de observação terrestre mediante um foguete de longo alcance e reiterou que a missão tem fins científicos.

Em entrevista coletiva em Pyongyang, funcionários do Comitê de Tecnologia Espacial asseguraram que o lançamento, que os EUA e seus aliados contemplam como um teste balístico encoberto, tem fins pacíficos. Os representantes norte-coreanos confirmaram aos jornalistas que o lançamento acontecerá em algum momento entre amanhã e segunda-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]