• Carregando...

Nova Iorque – Uma nova resolução do Conselho de Segurança da ONU estendeu ontem, por mais oito meses, a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah). A resolução recomenda também que os soldados da força aumentem as operações em alguns bairros para combater gangues que atuam sobretudo na capital, Porto Príncipe.

Os representantes dos EUA e o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, recomendaram a extensão do prazo por mais um ano. A mesma recomendação foi feita também por um grupo que aconselha o Haiti e é formado pelo Canadá, Reino Unido, França e Brasil. O Brasil é responsável pelo comando das tropas de paz no país e com a renovação 1.200 soldados brasileiros deverão permanecer no Haiti. Segundo o representante chinês, Wang Ghanghya, sua oposição a uma prorrogação maior se deve ao fato de que a força de paz deve ajustar-se aos avanços já obtidos no país caribenho.

"As operações militares não podem ter como estratégia o longo prazo. Deve-se prestar atenção adequada à reconciliação política nacional", declarou Ganghya.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]