Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Revolta Árabe

Forças sírias entram em confronto com manifestantes

Três manifestantes foram mortos na pequena cidade de Dael, perto de Deraa, durante protestos realizados em várias cidades do sul da Síria na noite de quinta-feira

Forças de segurança sírias mataram a tiros três manifestantes na pequena cidade de Dael, perto de Deraa, durante protestos realizados em várias cidades do sul da Síria na noite de quinta-feira (26), disseram moradores nesta sexta-feira.

Milhares de pessoas em Dael, por todo o sul e em cidades de todo o país subiram nos telhados e nas varandas até a madrugada de sexta entoando o chamamento muçulmano "Allahu Akbar!" ("Deus é o maior!") em uma demonstração de desafio à repressão militar dos protestos contra o governo do presidente Bashar al-Assad, relataram ativistas e testemunhas.

As forças de segurança em Dael e Deraa dispararam em áreas residenciais na quinta-feira para tentar silenciar o barulho que ecoava em toda a cidade, disseram dois moradores. Deraa é o berço do levante que já dura dez semanas.

"Os cantos misturados com o som das balas", afirmou um dos residentes, que disse se chamar Abu Hamed.

Ele acrescentou que os três manifestantes mortos eram da família Al-Jamous e que foram enterrados na manhã de sexta-feira, quando os presentes ao funeral entoaram "Queda do regime!"

As manifestações têm ocorrido na maioria das noites em Deraa e outras cidades sírias para driblar a forte presença de seguranças durante o dia.

Os correspondentes estrangeiros foram banidos da Síria e os testemunhos são difíceis de verificar de maneira independente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.