• Carregando...

Damasco - O exército da Síria aumentou seu alcance para uma quar­­ta fronteira, enviando forças pa­­ra a remota cidade de Deir el-Zour, perto da fronteira com o Iraque, numa volátil área tribal.

Segundo ativistas e moradores, tanques tomaram a direção de al-Boukamal, na fronteira com o Iraque, na última terça-feira.

O Exército sírio já se espalhou por uma vasta área na fronteira com a Turquia e permanece na região sul, onde os protestos começaram em Deraa em meados de abril.

Uma campanha militar contra a cidade de Tal Kalakh, oeste do país, no mês passado, fez com que milhares de sírios fugissem para o Líbano. Si­­tuação semelhante ocorreu na fronteira com a Turquia na semana passada, país que agora abriga 8,9 mil refugiados.

Deir el-Zour, no leste da Síria, é uma cidade com mais de meio milhão de pessoas às margens do rio Eufrates que abriga grandes comunidades tribais e beduínos urbanizados com ligações que chegam à Arábia Saudita.

O local tem se tornado cada vez mais inquieto desde que protestos começaram a ser realizados na cidade em maio, e analistas citam sua mistura de tribos e curdos – ambos fortemente contrários ao regime – como particularmente volátil.

Centenas de moradores to­­maram as ruas na noite de terça-feira para protestar contra a presença do Exército, temendo um ataque militar iminente, disseram ativistas.

A cidade é o centro da região rica em petróleo do leste sírio e está no meio de planícies agrícolas, mas permanece subdesenvolvida e tem sido atingida por uma seca desde 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]