• Carregando...
A foto de satélite da Nasa mostra o Norte da ilha Alexander, na Antártida | Robert Simmon/Nasa-EO-1
A foto de satélite da Nasa mostra o Norte da ilha Alexander, na Antártida| Foto: Robert Simmon/Nasa-EO-1

O aquecimento está acelerando o fluxo de muitos dos mais de 400 glaciares da Península Antártica em direção ao oceano.

Um glaciar é um "rio de gelo" alimentado pelo acúmulo de neve. Ele escoa das montanhas para regiões mais baixas, onde o gelo pode derreter, se romper no oceano na forma de icebergs ou reforçar uma plataforma de gelo. Plataforma é a extensão plana, flutuante, dos mantos de gelo, com espessura de 100 a 1.000 metros. Um manto de gelo é a capa de até 4 quilômetros que cobre a rocha. Flui do centro do continente em direção à costa, onde alimenta as plataformas.

A imagem, divulgada nesta quinta-feira (8) pela Nasa, a agência espacial americana, é mais um registro desses processos. Ela retrata a ponta norte da Ilha Alexander. Neste caso, o Glaciar Hampton está formando diversos icebergs grandes.

Quando a produção de icebergs é compensada pelo acúmulo de neve no glaciar, não há contribuição para a elevação do nível do mar: toda água que vai para o oceano via derretimento do iceberg acaba voltando ao glaciar como neve.

Mas se a produção de iceberg ocorre em ritmo mais acelerado que o acúmulo de neve, então o glaciar está contribuindo para o aumento do nível do mar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]