A primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, discursa no Parlamento dentro da Assembleia Nacional em Paris, França, 06 de julho de 2022.| Foto: EFE/EPA/Mohammed Badra
Ouça este conteúdo

A primeira-ministra da França, Élisabeth Borne, anunciou nesta quinta-feira (04) que vai nomear um embaixador LGBTQ+ no final do ano para defender os direitos deste grupo no cenário internacional.

CARREGANDO :)

Durante um evento em Orleans, na região central do país, por ocasião da comemoração dos 40 anos da descriminalização da homossexualidade na França, a chefe de Governo garantiu que esse novo cargo vai coordenar as ações do Ministério das Relações Exteriores.

Sua tarefa será lutar contra a discriminação contra o grupo, promover seus direitos e defender "a descriminalização universal da homossexualidade e da identidade trans", disse Borne.

Publicidade

A primeira-ministra francesa denunciou "o fato de os direitos dos homossexuais estarem sendo questionados, inclusive no sistema europeu", em uma alusão velada à Hungria de Viktor Orban, que, segunda ela, justifica a criação desse novo cargo.

Em 4 de agosto de 1982, a esquerda francesa retirou do Código Penal as penas impostas para as relações homossexuais, que haviam sido introduzidas pelo regime de Vichy durante a invasão alemã na Segunda Guerra Mundial. Nesse mesmo dia, aconteceu na França a primeira manifestação do Orgulho LGBTQ+ no país.

Borne destacou os "progressos legislativos para a comunidade LGBTQ+ nos últimos cinco anos", desde que o presidente Emmanuel Macron chegou ao poder.

Nesse sentido, citou o acesso à reprodução médica assistida para todas as mulheres e a proibição de terapias de conversão.

Élisabeth Borne agradeceu o trabalho “exemplar” dos centros e associações LGBTQ+ no país, que são “um ponto de entrada identificável e acessível” para o “grande número de pessoas que não sabem a quem recorrer”.

Publicidade

Em relação a isso, anunciou a criação de um fundo de 3 milhões de euros para criar dez novos centros LGBTQ+ na França e reforçar os 35 que já existem.

A primeira-ministra propôs que houvesse pelo menos dois centros para cada região da França metropolitana e um em cada região ultramarina.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]