• Carregando...

Os serviços de segurança franceses desmantelaram na manhã desta segunda-feira (15) uma rede destinada ao recrutamento e envio de jihadistas à Síria. A operação policial se concentrou principalmente em Toulouse (Sul do país), mas prisões também foram efetuadas na Normandia (Oeste) e em Paris. Mais de dez pessoas foram detidas.

A operação foi liderada pela polícia antiterrorista e a Raid, uma unidade de elite das forças de segurança, que tinham entre 10 e 15 alvos na operação. De acordo com as primeiras informações, a rede já teria enviado várias pessoas à Síria.

A França registrou o aumento nos últimos meses do número de pessoas dispostas a viajar para Síria e Iraque com o objetivo de lutar ao lado dos jihadistas. O governo está preocupado com a possibilidade de que cometam atentados em território francês em seu retorno.

O número de interessados em combater na Síria teria aumentado em 80% desde o início de janeiro, segundo uma declaração recente do ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve.

Atualmente quase 400 franceses estariam entre combatentes em grupos extremistas na Síria, segundo estimativas oficiais. E quase 50 franceses teriam sido mortos em combates no país em guerra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]