Os cinco reféns franceses e outros dois estrangeiros sequestrados no Níger por militantes do grupo Al-Qaeda estão vivos e mantidos nas montanhas ao norte de Mali, disse o gabinete do presidente da França, Nicolas Sarkozy, neste domingo. Homens armados sequestraram cinco cidadãos franceses, incluindo um casal, junto com um togolês e um malgaxe no dia 16 de setembro, durante uma visita a uma cidade com minas de urânio nos desertos ao noroeste do Níger.

CARREGANDO :)

"Estamos prontos para negociar com os sequestradores", disse a assistência presidencial neste domingo, referindo-se ao Al-Qaeda do Magreb Islâmico. A assistência disse que "temos todos os motivos para pensar que os sequestradores estão vivos" e que foram levados para a zona deserta montanhosa de Timetrine no norte de Mali, próximo à fronteira com a Argélia.

A maior parte dos sequestrados trabalham na companhia estatal francesa nuclear Areva ou na companhia de engenharia Satom. Ambas empresas retiraram trabalhadores estrangeiros das operações de minas de urânio do Níger.

Publicidade

A França advertiu aos seus cidadãos para que evitem viajar para países no oeste ou norte da África que abriguem a vasta região de deserto de Sahel, onde a rede Al-Qaeda se tornou forte nos últimos anos. Chefes de exército e peritos antiterroristas da região de Sahel se reuniram neste domingo no sudeste da Argélia para discutir como evitar a crescente ameaça de grupos militantes ligados ao Al-Qaeda.

A França já colocou 80 unidades militares de inteligência e aviões de reconhecimento no Saara para tentar seguir a facção, mas as autoridades negaram até agora que houvesse uma missão de resgate em andamento.

As forças francesas estão mapeando a área de deserto rochoso e de montanhas de areia, seis vezes o território da França, onde podem estar nômades tuaregues, caravanas, contrabandistas ou militantes do Al-Qaeda.

Veja também
  • Explosão mata 4 policiais iraquianos perto de Faluja
  • Venezuelanos vão às urnas para escolher 165 deputados
  • Matthew causa chuvas em áreas da América Central