• Carregando...

O ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, afirmou neste domingo em Tel Aviv que "a guerra não é uma opção" e que "é preciso intervir com urgência" para obter um cessar-fogo entre Israel e os grupos armados palestinos da Faixa de Gaza.

"A guerra não é uma opção. Nunca é uma solução. É preciso intervir com urgência. Há duas palavras-chave: urgência e cessar-fogo", declarou Fabius durante uma entrevista coletiva à imprensa em Tel Aviv ao final de uma visita de um dia a Israel e aos Territórios Palestinos.

"A situação na Faixa de Gaza e em Israel é muito difícil com muitos mortos. A França quer ser um facilitador do cessar-fogo", acrescentou, lembrando a "posição específica" da França, "amiga de Israel e que, tradicionalmente, defende os direitos dos palestinos".

"Esperamos avançar em direção a um cessar-fogo. Desejamos isso o mais rápido possível", disse ainda o chefe da diplomacia francesa.

O ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, declarou, por sua vez: "Nossa única condição para uma trégua é que todos os grupos terroristas que atuam em Gaza cessem completamente os seus disparos".

"Quando eles tiverem parado com os disparos, estaremos prontos para analisar as propostas (de trégua) do ministro francês das Relações Exteriores e de seus amigos", acrescentou Lieberman em declarações transmitidas pela rádio pública israelense.

Durante a sua viagem de um dia, Fabius se reuniu com os principais dirigentes israelenses, com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, com o presidente Shimon Péres e com o ministro da Defesa Ehud Barak, além de Lieberman. Ele também se encontrou em Ramallah (Cisjordânia) com o presidente palestino, Mahmud Abbas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]