Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
relações internacionais

França promete se juntar aos EUA em resposta dura à Síria

“Nos próximos dias anunciaremos a decisão”, disse Macron | YOAN VALAT/AFP
“Nos próximos dias anunciaremos a decisão”, disse Macron (Foto: YOAN VALAT/AFP)

O presidente da França Emmanuel Macron disse que seu governo irá decidir nos próximos dias com os Estados Unidos e o Reino Unido como responder a um suposto ataque com armas químicas em solo sírio. Nesta terça-feira (10), Macron comentou que deseja uma "forte e conjunta resposta" ao ataque na cidade de Douma, que ativistas sírios e equipes de resgate dizem ter matado 40 pessoas. Os EUA e seus aliados acusam o governo da Síria, que nega responsabilidade.  

Perguntado se a França tomaria medidas militares em resposta ao ataque em Douma, Macron afirmou que a França continuará discutindo informações técnicas e estratégicas com aliados americanos e britânicos "e nos próximos dias anunciarão a decisão".  

Ele comentou também que qualquer ação iria "atingir armas químicas" e reiterou que o uso de armas químicas na Síria é uma "linha vermelha" para a França. 

Durante a noite, de acordo com o jornal Le Figaro, Macron colocou jatos de combate preparados para qualquer participação necessária em ataques aéreos na Síria na Base Aérea Saint-Dizier.

Com informações da Associated Press.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.