• Carregando...

Um total de 1.173 veículos foi incendiado na décima segunda noite consecutiva de distúrbios urbanos na França, segundo os dados definitivos divulgados pela polícia, que deteve 330 pessoas como responsáveis pelos distúrbios. Além disso, dez policiais ficaram levemente feridos, segundo as mesmas fontes. Apesar das forças de ordem terem sido alvo de novo de disparos, desta vez nenhum dos agentes ficou ferido.

Os arruaceiros arrasaram ao menos dez locais, entre eles cinco escolas na cidade de Lille, no norte, e seus arredores, informou a prefeitura (delegação do governo) do departamento do Norte.

Esses dados são inferiores aos da noite anterior, quando haviam sido contabilizados mais de 1.400 veículos incendiados, mais de 300 de policiais feridos, dois deles em estado grave, e 395 detenções.

Uma das áreas mais afetadas na noite passada pela onda de violência foi Lille e seu entorno, com ao menos 150 veículos destruídos pelo fogo e 26 detenções.

Em Lyon e em sua periferia houve cerca de 40 carros queimados e ao redor de 12 pessoas detidas, indicou a prefeitura.

Em Marselha foram contabilizados nos bairros de Cayolle e Air-bel em torno de 30 carros incendiados e nove detenções, sendo dois menores de idade. É o pior saldo na cidade mediterrânea, a segunda maior do país.

Como em noites anteriores, o ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, realizou vários deslocamentos pela periferia de Paris para manifestar seu apoio aos policiais e bombeiros que lidavam com os distúrbios no terreno.

Sarkozy justificou a ação policial por não haver outra opção.

- As alternativas são a ordem republicana ou a ordem dos bandos. Há 30 anos que se tolera um certo número de coisas. Não se pode tolerar, portanto decidimos que a opção será a ordem republicana - disse o ministro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]