• Carregando...
Coronado atende os franceses que vivem fora da França | Antônio Costa/Gazeta do Povo
Coronado atende os franceses que vivem fora da França| Foto: Antônio Costa/Gazeta do Povo

1 mil é o número aproximado de franceses vivendo no Paraná, de acordo com dados da cônsul honorária Emilie Dely.

O deputado francês Sergio Coronado desempenha uma função política criada há pou­­co. Ele representa os cidadãos da França que vivem fora do país de origem – especificamente numa faixa que começa no México e desce até a Patagônia argentina, abarcando 33 países.

"É um cargo novo. Ele foi aprovado em 2009 e a primeira eleição ocorreu em junho passado. É uma novida­­de e estamos descobrindo aos poucos as atribuições da função", explica.

De acordo com o político, um parlamentar, normal­­mente, é responsável por uma­­ região muito pequena­­ e limitada. E se concentra com questões dentro da França. Representar os franceses que vivem fora do país envolve outras responsabilidades.

"Durante a campanha elei­­toral, me comprometi em­­ visitar com frequência as ­­comunidades francesas de ou­­tros países", diz Coronado, que nasceu no Chile e se naturalizou na França com a família, quando ainda era criança. Hoje, as duas nacionalidades significam não só heranças familiares, mas a capacidade que ele tem de se envolver com questões francesas e latino-americanas.

Ligado ao partido Europa Ecologia, – Os Verdes, as questões políticas de sua car­­­­­­reira são permeadas pelas­­ preo­­cupações ambientais e so­­ciais.

Cidade dinâmica

Coronado veio a Curitiba para visitar a comunidade francesa da cidade e conversou com a Gazeta do Povo na última terça-feira. "Curitiba é uma cidade muito dinâmica no que diz respeito à representação francesa. Há uma empresa muito importante, e empresas pequenas também, existe uma Aliança Francesa e famílias francesas que vivem aqui há muito tempo", diz.

O país de François Hol­­lande se beneficia do trabalho de cidadãos que deixaram a terra natal para viver no exterior, sem qualquer ônus para o governo francês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]