Marine Le Pen, líder do partido Frente Nacional, comemora liderança nas eleições regionais| Foto: PASCAL ROSSIGNOL/REUTERS

O partido de extrema direita Frente Nacional assumiu a liderança na primeira rodada das eleições regionais da França, de acordo com agências de estatísticas. As entidades Ifop, Ipsos e OpinionWay baseiam as suas projeções sobre contagem de votos em alguns círculos eleitorais.

CARREGANDO :)
Veja também
  • Marcada pelo terror, França vota em pleito que pode fortalecer ultradireita

Eles projetaram que a Frente Nacional ganhou entre 27% e 30% de apoio na votação de domingo. O partido de extrema direita foi seguida pelo partido Republicano, do ex-presidente Nicolas Sarkozy, e pelos socialistas, do presidente François Hollande.

Publicidade

As eleições de domingo ocorreram em um clima de segurança excepcionalmente tenso e deverão favorecer os candidatos conservadores, indicando um possível enfraquecimento dos socialistas.

Ainda que a Frente Nacional tenha apoio significativo nas disputas deste domingo, o partido pode não ser capaz de traduzir isso em vitória na segunda rodada de votação, em 13 de dezembro, pela liderança das regiões da França.